(clique para expandir o menu)
Diante dos dados do Ministério da Saúde, vivenciamos uma queda importante da vacinação em todo território nacional, necessitando, assim, de práticas públicas para mudar estes dados. Frente à pandemia que estamos vivendo, a comunidade acadêmica da UFSJ vislumbra uma redução ainda mais preocupante nos índices de imunização, podendo gerar um impacto sócio-econômico sem precedentes, com possível incidência de novas epidemias, agora pela falta de imunização adequada.
 
O presente projeto tem como objetivo avaliar o impacto na cobertura vacinal provocado pelo isolamento social que se impôs na pandemia do COVID-19. 
 
Os colaboradores do projeto coletaram dados de famílias com crianças de zero a cinco anos de vida, obtidos através dos cadastros nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Tejuco e Colônia do Marçal na cidade de São João Del Rei.  Fizeram contato telefônico para identificar possível atraso no calendário vacinal, bem como crianças com problemas respiratórios e aproveitavam o momento para realizar orientações sobre a importância de manter o calendário vacinal atualizado e as medidas de prevenção à COVID-19. 
 
Neste momento, estamos iniciando a coleta dos dados epidemiológicos referentes ao número de vacinação no município nos meses de pandemia (março, abril e maio), para em seguida comparar estes dados com o mesmo período em anos anteriores.
 
Com este projeto pretendemos atuar para garantir que o número de vacinados não sofra impacto frente a atual pandemia.
 
Além disso, os participantes farão propostas para que, em tendo havido a diminuição da porcentagem de vacinação, seja realizada a devida conscientização para que as metas do Ministérios da Saúde sejam alcançadas.
 
Coordenadora e colaboradores UFSJ:
Prof. Fabrizia Reis Pinto Brandão
Prof. Márcia Reimol de Andrade
Prof. Jacqueline Domingues Tiburcio
 
Discentes UFSJ: 
Larissa Yasmim Moreira Oka
Kauê do Amaral Debone
 
Colaboradora externa:
Regina Aparecida Melo Bagnolli

Última atualização: 22/06/2020