(clique para expandir o menu)
O projeto Capacitação em Empreendedorismo, Inovação e Saberes Digitais tem como objetivo ajustar diversos outros projetos e ações em curso para a nova realidade diante ao enfrentamento à Covid-19. Desta forma, busca-se continuar o trabalho conforme apresentado a seguir.
 
Na linha de atuação em extensão, destacam-se os projetos de extensão "Alfabetização Computacional: desenvolvimento de habilidades computacionais no ensino médio" e "Semeando Empreendedorismo". Normalmente, as atividades são desenvolvidas em escolas públicas ou instituições parceiras, mas que tiveram que se adaptar para desenvolver as atividades em ambiente virtual.
 
Semeando o Empreeendedorismo
O projeto Semeando Empreendedorismo, sob coordenação dos Profs. Dárlinton Carvalho (DComp) e Fabrício Molica (Decac), é desenvolvido pela bolsista Alice Cunha (Engenharia Mecânica). Recentemente,  foi oferecido um curso online para 30 participantes da região de São João del-Rei em que foram trabalhadas as características empreendedoras bem como outras habilidades como trabalho em grupo. Como projeto final do treinamento, a turma foi dividida em quatro grupos que propuseram projetos empreendedores em respostas aos desafios da Covid-19. Veja mais neste vídeo.
 
Leia mais: UFSJ oferece curso online gratuito de Empreendedorismo para Ensino Médio
 
Treinamentos
Explorando novas metodologias de ensino, os treinamentos oferecidos nos dois projetos de extensão são orientados a desenvolvimento de projetos práticos considerando a realidade dos participantes, em busca de uma maior integração entre os dois. Estamos incorporando um novo framework analítico para orientar a descrição das propostas de projetos inovadores como um experimento, que após desenvolvido o artefato tecnológico de suporte a proposta, deve ser validado na prática. 
 
Estamos com uma parceria internacional com criador do MVP Experiment Canvas (https://themvpcanvas.com/), Bram Kanstein, que também explora uma vertente tecnológica de criação de software por meio de ferramentas do estilo NO-CODE. Neste sentido, os participantes terminam o curso de empreendedorismo definindo uma proposta de negócio na forma de um experimento a ser validado. 
 
No curso de informática, é oferecido o treinamento em relação a ferramentas computacionais que serão utilizadas na criação das soluções que serão avaliadas no experimento proposto. O curso de informática está com inscrições abertas. A bolsista Stéphanie Lopes (Eng. Elétrica) está ofertando o curso. O projeto é desenvolvido sob coordenação do Prof. Dárlinton Carvalho.
 
Resumo sobre os projetos:
https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/extensao/Alfabetizacao%20Computacional.pdf
 
https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/extensao/Semeando%20Empreendedorismo.pdf
 
Serviços da Indetec continuam a ser prestados 
Vale ainda registrar que a Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec) continua oferecendo seus serviços por meio de atendimento remoto. Nas primeiras semanas em que foi imposto o regime de distanciamento social, a equipe teve que se adaptar para uma nova rotina de teletrabalho. 
 
Vale destacar que a Indetec já opera considerando um processo em conformidade as melhores práticas (modelo CERNE). Contudo, tivemos que intensificar a digitalização de diversas práticas, o que demandou algumas semanas de trabalho urgente e extraordinário, mas que agora já está incorporado nas práticas da equipe. 
 
Atualmente, a equipe, sob coordenação do Prof. Dárlinton Carvalho, é composta também pelos alunos Clara Ireno (Eng. De Produção), Tiago Ávila (Administração), Lucas Magrini (Economia), Victor Reis (Eng. De Produção) e Ana Clara Amaral (Administração). A incubadora apoia 6 empresas (https://ufsj.edu.br/indetec/empresas.php) - e tem outra no processo de assinar o contrato de incubação. Vários eventos estão sendo oferecidos para as empresas incubadas e parceiros.
 
Parcerias
Por fim, destaca-se a parceria com outras ações que surgiram para apoiar no enfrentamento da Covid-19, como o desenvolvimento do site https://covid-19.ufsj.tech/, que estima a demanda por leitos em cada município brasileiro. 
 
A partir da divulgação desta plataforma, o Observatório de Saúde Coletiva da UFSJ entrou em contato conosco para alinhar uma parceria. Estamos trabalhando em um dashboard online para acompanhamento da epidemia na região de São João del-Rei.
 
Além disso, destaca-se a colaboração numa ação para criação de vídeos educacionais para facilitar e instrumentalizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da região de Divinópolis, no contexto da Atenção Primária à Saúde, no enfrentamento a epidemia. Segue em anexo uma nota explicativa.
 
Apesar do calendário letivo estar suspenso, as demais atividades de pesquisa e extensão não pararam, mas tiveram que se adaptar. Os projetos de pesquisa no âmbito da Pós-Graduação e da iniciação científica continuam sendo desenvolvidos também. Além disso, são muitas ações novas que estão surgindo no intuito de contribuir no enfrentamento de emergência, conforme relatado anteriormente. 
 
Apesar das portas físicas da universidade estarem fechadas, no mundo virtual, em que temos um maior dinamismo nas conexões e interações sociais, o trabalho se intensificou imensamente de forma a contribuir com a sociedade da melhor forma possível no enfretamento da Covid-19.
 
Saiba mais
Veja aqui documento para divulgação nas secretarias municipais da Saúde sobre os vídeos de orientação aos trabalho dos agentes comunitários de saúde durante a pandemia de Covid-19.
 
A equipe elaborou vídeo sobre o projeto Semeando o Empreendedorismo. 

Última atualização: 22/06/2020