(clique para expandir o menu)
O Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ realiza o I Congresso On-line Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos (I COICTA), em parceria com o Insituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Entre os dias 18 e 21 de maio, o evento virtual, com o tema Segurança Alimentar: estratégias em período de pandemia, vai debater formas de se garantir a segurança alimentar ao longo da cadeia de produção, distribuição e consumo no cenário da Covid-19.
 
O COICTA possui enfoque técnico-científico de profissionais ligados à área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, mas está aberto a todos que desejam saber mais sobre segurança alimentar. Para atingir amplamente esse público, incluindo os que estão distantes dos grandes centros do país, o congresso conta com 21 palestrantes de instituições e empresas renomadas do Brasil e do mundo, além de ser totalmente gratuito. O site oficial está disponível em português, espanhol e inglês.
 
Segundo Mateus Junqueira, professor da UFSJ e organizador do evento, o Congresso já conta com quase 30 mil inscritos de 40 países diferentes. “O próprio contexto da pandemia e a consequente quarentena geraram a ideia de um evento on-line que, devido à procura, pretende seguir com novas edições em anos posteriores”, acrescenta.
 
As palestras vão abordar diversos conteúdos sobre Saúde Alimentar, desde recomendações sobre alimentação pessoal até estratégias para empresas. Alimentos funcionais e seus efeitos na saúde mental, o abastecimento alimentar atualmente, formas de higiene e conservação de alimentos, o Programa Nacional de Alimentação Escolar no contexto da pandemia, formas com as quais pequenas agroindústrias lidam com a Covid-19, a indústria de alimentos diante dos desafios da economia pós-pandemia, e como empreender internacionalmente em comunidade são algumas das discussões que os congressistas poderão acompanhar.
 
Perdeu alguma palestra interessante? Não se preocupe! Ficarão disponíveis na plataforma do I COICTA até o início da nova programação. Haverá emissão de certificados de participação. Para mais informações e inscrições, acesse: https://congresse.me/eventos/icoicta.
 
Os idealizadores
A ideia inicial de um congresso que abordasse Saúde Alimentar em tempos de Covid-19 surgiu no começo de abril, com a professora Andréia de Paula, do IFNMG. Ela entrou em contato com alguns engenheiros de alimentos de diferentes instituições, expondo o desejo de contribuir com o debate em busca de soluções à pandemia.
 
Com isso, o professor Christiano Pires, da UFSJ, concebeu a ideia de um evento on-line e coordenou a parceria entre as três instituições realizadoras. Com a união e contribuição de outros organizadores - professores Felipe Trombete e Mateus Junqueira, da UFSJ, professor Aureliano Cunha, da Ufop, professor Ramon de Paula, do IFNMG, e Maria Clara Coutinho, ex-aluna da UFSJ e doutoranda na UFMG -, o evento saiu do papel e ganhou expressiva proporção de palestrantes e inscritos.

Última atualização: 22/06/2020