(clique para expandir o menu)
Diante do número de casos de infecção pelo coronavírus (Covid-19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a doença se trata de uma pandemia de alerta e mobilização mundial, estando presente em vários países e continentes. 
 
No Brasil, a pandemia chegou no final de fevereiro de 2020 e vem causando alerta pelo aumento no número de contaminados relacionado com a alta capacidade de transmissão da doença. Nos doentes acometidos, o vírus pode causar desde sintomas simples, que podem ser tratados em casa, até internações hospitalares, assistência em unidades de terapia intensiva e pode inclusive levar à morte. 
 
Frente a essa pandemia, os profissionais da saúde e profissionais de outras áreas, família e comunidade que estão direta ou indiretamente em contato com pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19 constituem uma população de alto risco de contágio. Dessa forma, medidas preventivas tais como higiene adequada das mãos e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) vêm sendo reforçadas.
 
Cumpre destacar que estamos em um momento em que a comunicação é fundamental para orientar não apenas aos profissionais de saúde, mas especialmente a população brasileira sobre as ações de combate ao coronavírus. A correta orientação e conscientização do papel da comunidade na disseminação do vírus terá impacto positivo na redução do número de casos.
 
Embora tenham sido publicados um grande número de “guide lines”, protocolos, manuais, e artigos científicos sobre o tema, observa-se na prática que nem todos os profissionais da saúde e profissionais que trabalham direta ou indiretamente com casos suspeitos ou confirmados de infeção pela Covid-19 têm acesso a estes materiais ou conseguem fazer sua apropriação para um comportamento seguro na prática. Quando se extrapola a área hospitalar, o número de manuais ou orientações claras para a população é menor e, muitas vezes, ineficiente. 
 
Objetivos
Orientar profissionais da saúde e outros profissionais que atuam direta ou indiretamente com pacientes suspeitos ou confirmados pela infecção da Covid-19 e também a família/comunidade quanto:
 
- Medidas de proteção e formas contágio da Covid-19;
- Uso devido de EPIs;
- Mecanismos de limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies;
- Uso das melhores práticas para prevenção da contaminação em ambientes;
- Desenvolvimento de procedimentos de enfermagem com segurança;
- Questões éticas e legais que envolvam o exercício seguro da profissão;
- Desenvolvimento de habilidades humanitárias em períodos de pandemia.
 
Metodologia
Trata-se de uma proposta estratégica de apoio ao enfrentamento da Covid-19 que envolve os seis docentes do Grupo de Atuação Docente Enfermagem Fundamental (GAD-Fundamentos) do campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), três discentes do Curso de Enfermagem, dois discentes do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem (mestrado) e um discente do Curso de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (doutorado). 
 
O grupo trabalhará com atividades que envolvem meios de comunicação e tecnologias da informação. 
 
Descrição das atividades 
- Produção de videoaulas;
- Estruturação de redes sociais para divulgação da produção do grupo e outras informações confiáveis que atendam aos objetivos do projeto;
- Realização de “lives” em redes sociais do projeto, do Campus Centro Oeste e outras instituições parceiras;
- Elaboração de manuais e informes ilustrados de fácil leitura e compreensão que poderá ser distribuido para a comunidade;
- Teleconsultoria.
 
Confira aqui a proposta completa

Última atualização: 22/06/2020