(clique para expandir o menu)
Observa-se um crescente número de pacientes com a Covid-19, tanto na população em geral, quanto em agentes da saúde. Entende-se, assim, que as Unidades de Saúde que prestam atendimento a pacientes com suspeita ou confirmados de coronavírus são áreas que merecem especial atenção devido à elevada carga viral e exposição dos profissionais da saúde, pacientes e seus acompanhantes e todo pessoal necessário para que seja mantido esse serviço essencial. 
 
Dentre as medidas apresentadas na NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, estão algumas “orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)” e a desinfecção é uma etapa de grande relevância. 
 
Para realizar tal procedimento, recomenda-se diversos agentes desinfetantes, como álcool, quaternário de amônio, água sanitária e alguns outros. Contudo, os tipos de alvejante e suas concentrações não estão descritos para cada finalidade, assim como são nos protocolos de desinfecção propostos pela Organização Mundial da Saúde e Centro de Controle de Prevenção de Doenças, bem como nos protocolos da China, que conseguiram contornar bastante o avanço do coronavírus com métodos eficientes de desinfecção. 
 
Nesse sentido, têm sido realizados treinamentos de desinfecção em Unidades de Saúde de Divinópolis, Pará de Minas, Carmo de Cajuru e regiões. Durante os treinamentos, os profissionais são orientados sobre (i) higienização dentro e fora do ambiente hospitalar, (ii) diferentes formas de desinfecção de cada área hospitalar, (iii) EPI’s necessários em cada área hospitalar, (iv) segurança dos agentes de saúde, (v) cuidados ao retornar do ambiente hospitalar sem oferecer risco à população e outros temas pertinentes. 
 
Aprovado na Chamada de Demanda Estimulada para o “Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-Covid19)” esse projeto foi proposto pelo Docente Frank Pereira de Andrade e conta com a seguinte equipe executora: (i) Docentes Eduardo Sérgio da Silva, Hérica de Lima Santos, Ana Júlia Pereira Santinho Gomes, Flávia de Oliveira, José Augusto Ferreira Perez Villar e Renê Oliveira do Couto ; (ii) Estudantes de graduação e pós-graduação Camila de Bessa Pereira, Conceição Lisboa Coelho, Hemelly Nogueira Guimarães e Larissa Marques Pereira.  
 
Confira reportagem do portal G1 sobre o projeto neste link.

Última atualização: 22/06/2020