(clique para expandir o menu)
Laboratório de Arte Pública lança espaço virtual de criação e aprendizagem coletiva: LAP! Digital

O LAP!167 Laboratório de Arte Pública surgiu após experiência bem sucedida da equipe que realizou a primeira edição do FAUVertentes: Fórum de Arte Urbana das Vertentes em agosto de 2019.

Com o sucesso da iniciativa, a Universidade Federal de São João del-Rei - que foi parceira institucional do Fórum - concedeu ao LAP! o direito de uso permanente de uma sala bem localizada no Campus Dom Bosco (sala 1.67).

O LAP! Laboratório de Arte Pública surgiu como um escritório de planejamento e gestão do Fórum de Arte Urbana das Vertentes, funcionando como um espaço de coworking, galeria coletiva e ateliê colaborativo - um espaço frequentado por artistas, alunos e professores das mais diversas áreas.

No LAP! aconteceram rodas de conversa, debates, exposições coletivas, oficinas e apresentações artístico-culturais de dezenas de artistas da música, do teatro, do circo, e muitos outros. Com as medidas de contenção da pandemia, o acesso à sala ficou impossibilitado e equipe do Laboratório prontamente iniciou o trabalho de migração do LAP! para o mundo digital, visando diminuir os impactos do distanciamento social. Nesse momento, o fomento e o acesso à arte e a cultura torna-se uma necessidade ainda mais vital, um serviço essencial.

Criado para ampliar a visibilidade do trabalho de agentes criativos e democratizar o acesso à cultura, ao conhecimento e ao entretenimento. Articula artistas, arte-educadores e agentes criativos das mais diversas ‘vertentes’, oriundos de diversas regiões e estados do país.

O LAP! Digital é um ambiente de criação e aprendizagem coletiva no qual agentes criativos das mais diversas ‘vertentes’ podem compartilhar seu conhecimento ou sua obra com os outros artistas e a comunidade.  O LAP! funciona como uma espécie de vitrine para iniciativas em economia criativa e colaborativa da região das Vertentes, com potencial de expansão para Minas Gerais, porventura para todo o Brasil. O LAP! é um espaço criativo, coletivo e colaborativo que abrange as 7 artes, fundamentado nos princípios e pilares da Economia Criativa: diversidade, inovação, inclusão social e sustentabilidade.

Desde a sua criação em novembro de 2018, o  LAP!  conta com o apoio institucional e incondicional da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Federal de São João del-Rei.

A proposta do LAP! Digital foi aprovada no Programa Institucional de Enfrentamento à Pandemia (PIE COVID-19) e o protótipo do site do LAP! Laboratório de Arte Pública já está no ar. Está previsto para 24 de junho de 2020 - Dia Mundial do Disco Voador e Dia de São João - o lançamento oficial do site e a disponibilização dos conteúdos: minicursos e oficinas online, grupos de estudos e vivências telepresenciais ao vivo, podcasts e e-books, entre outros...

Acesse o site http://lap.art.br/, siga o no Instagram e no Facebook e venha fazer parte do Laboratório de Arte Pública! Dúvida e sugestões podem ser encaminahdas para o e-mail labartepublica@gmail.com

Última atualização: 22/06/2020