(clique para expandir o menu)
 
O Merx (antigo EntregaSJDR) é um projeto desenvolvido para divulgar os comerciantes e prestadores de serviços de São João del-Rei e região, permitindo o cadastro dos comerciantes e fornecedores de produtos e serviços. Os dados fornecidos são disponibilizados ao público em geral divulgando os negócios cadastrados. Para isso, foi desenvolvida uma plataforma gratuita, disponível no link: https://merx.ufsj.edu.br.
 
Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), a população mundial vem sofrendo uma alteração em diversos hábitos. As restrições impostas ao comércio e a necessidade do distanciamento social levaram à necessidade de uma mudança na forma em que comerciantes e prestadores de serviço realizam suas atividades para que possam continuar exercendo suas funções.
 
Essa mudança, para muitos comerciantes que não realizavam entregas e não tinham nenhum tipo de divulgação, principalmente on-line, de seus produtos e serviços, representou um entrave em suas vendas. Além disso, essa mudança também representa dificuldades para os consumidores, principalmente aqueles que não estão acostumados com o serviço de entrega.
 
Inicialmente, o Merx foi projetado para divulgar os negócios que realizam entrega de produtos em domicílio como medida de permitir a sobrevivência dos comércios, no entanto, espera-se que esse projeto possa ser utilizado mesmo depois dessa crise, servindo como um meio de divulgação para os comerciantes e uma fonte de referências para a população em geral.
 
Atualmente, a equipe conta com 4 alunos, 1 ex-aluno e uma professora do curso de Ciência da Computação que estão desenvolvendo a plataforma e trabalhando em sua divulgação. Cada membro da equipe trabalha de casa, em 4 diferentes cidades. Realizamos no mínimo três “encontros virtuais” semanais para discutir os recursos de nossa plataforma e o que podemos fazer para melhorar a comunicação entre os comerciantes e os consumidores
 
Essa equipe é dinâmica e as pessoas podem participar em partes do projeto ou em toda sua execução. Se você deseja contribuir com nosso trabalho, dando sugestões ou auxiliando na implementação, entre em contato por meio do e-mail milenebc+merx@ufsj.edu.br. O Merx está em constante desenvolvimento, por isso, ao longo do tempo novas funcionalidades poderão surgir.
 
Esperamos que a comunidade de São João del Rei se envolva com o projeto de acordo com seu perfil: comerciantes cadastrando seus estabelecimentos e a população em geral utilizando a plataforma para encontrar os produtos e serviços que deseja.

Última atualização: 22/06/2020