(clique para expandir o menu)
O Observatório de Saúde Coletiva (OBESC) é uma iniciativa de professores e alunos da UFSJ que começou a ser organizada a partir da segunda semana de março de 2020, no momento em que as ações de enfrentamento à covid-19 passam a atingir as atividades da universidade e a requerer a adoção de práticas capazes de congregar as diversas frentes de atuação na sociedade. 
 
Seu principal objetivo é o desenvolvimento de ações para o enfrentamento da pandemia de coronavírus em São João del-Rei e região. Sua proposta interdisciplinar atualmente reúne 20 professores, um técnico-administrativo, cerca de 40 alunos da UFSJ e ainda mobiliza cerca de 20 participantes da comunidade externa.
 
Nas atividades do OBESC estão envolvidos 19 grupos parceiros, dentre os quais o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFSJ (NESC), o Observatório Urbano de São João del-Rei, o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UFSJ, o PET- Saúde/Interprofissionalidade, o ABRASUS e diversos programas e projetos de extensão e pesquisa da UFSJ. Esta aliança visa desenvolver ações conjuntas em diversas frentes, desde aquelas ligadas ao campo epidemiológico, sanitário e assistencial até aquelas voltadas à difusão de informações confiáveis tanto para a população quanto para os profissionais de saúde.
 
As primeiras frentes de atuação criadas pelo OBESC estão voltadas à formação de profissionais da atenção básica em saúde, análise situacional da pandemia na região, difusão de informações adequadas ao enfrentamento da crise, acolhimento psicológico e emocional dos profissionais de saúde atuantes na região, articulação de redes assistenciais e colaboração com os gestores na elaboração de estratégias de enfrentamento e fluxos assistenciais. 
 
Ao lado da atuação profissional, as ações que envolvem a comunidade também vem sendo estruturadas, desde a articulação das ações de solidariedade social na região, até àquelas que visam a proteção a populações vulneráveis, incluindo- se também mobilizações sociais para defesa do SUS, de condições de vida e de saúde dignas, e atividades de ensino e pesquisa sobre ostemas relativos à pandemia, seus impactos e seu enfrentamento..
 
O OBESC está organizado em cinco “salas” de atuação, sendo elas: Sala de Situação, Sala de Formação em Saúde e Acolhimento, Sala de Comunicação, Sala de Solidariedade e Sala na Rua. As salas funcionam de maneira autônoma, porém articuladas, todas pautadas pelos princípios da ética, da solidariedade, da dignidade humana e do direito universal à vida e à saúde. Confira o detalhamento das atividades e a equipe envolvida no trabalho. 
 
1 - Sala de Situação
 
A Sala de Situação atua através do acompanhamento dos dados e das políticas de saúde para combate a Covid-19 no âmbito nacional, estadual e municipal, e da sistematização, produção e divulgação de informações sobre esses temas.
 
Às terças-feiras, das 17h às 19h, ocorre o Curso de Extensão Epidemias, saúde pública e urbanização: estudos históricos em tempos de COVID-19,, que em quatro módulos aprofunda os estudos e discussões sobre os impactos sanitários e urbanos de diversas epidemias que ocorreram na história da humanidade.
 
2 - Sala de Formação em Saúde Acolhimento
 
A Sala de Formação em Saúde e Acolhimento atua no apoio às secretarias de saúde dos municípios da região onde trabalham os médicos residentes da UFSJ, visando a organização e padronização das atividades de trabalho nos serviços de atenção básica, de forma a garantir o adequado atendimento da população durante a pandemia.
 
Além disso, estruturou e oferta um plantão de acolhimento psicológico, por meio virtual, que se destina a atender os profissionais de saúde que necessitem de apoio emocional durante a pandemia. Confira aqui o quadro de horário de atendimento e os contatos da equipe. 
 
3 - Sala de Comunicação
 
A Sala de Comunicação sustenta suas ações a partir da criação e adaptação de instrumentos, meios tecnológicos e mídias para captação e coleta de informações sobre o avanço da pandemia junto à população, e para transmissão de informações adequadas aos diferentes grupos de interesse.
 
Atualmente, a Sala de Comunicação prepara uma capacitação para os comerciários da cidade, no intuito de ampliar a consciência sobre os processos de cuidado e enfrentamento à pandemia nos diferentes setores de trabalho.
 
Atualização: Confira as informações sobre a capacitação neste link
 
 
 
A Sala de Solidariedade busca mapear e promover ações de solidariedade e proteção social para o enfrentamento do impacto econômico e social da pandemia a curto,  médio e longo prazo, além de implementar e apoiar medidas de garantia de direitos visando a assistência e proteção de populações em vulnerabilidade, em parceria com a Prefeitura de São João del-Rei.
 
Uma de suas vertentes atua diretamente para garantir os direitos fundamentais da População em Situação de Rua (PSR), durante a pandemia da COVID-19, através do diálogo com profissionais de serviços da Assistência Social de São João del-Rei, para a construção coletiva de ações voltadas à essa população.
 
Mais informações sobre o trabalho do OBESC pelo e-mail obesc@ufsj.edu.br, página do Facebook e Instagram.

Última atualização: 25/06/2020