(clique para expandir o menu)
- Frente de ação na qual a proposta se enquadra

Assessoramento para a realização de ações preventivas, visando dirimir o contágio e propagação da Covid-19.

- Justificativa

Divinópolis foi o primeiro município mineiro a apresentar casos confirmados da doença e, por ser a sede da Regional de saúde Centro-Oeste, até o fim da pandemia pode receber algumas centenas ou milhares de pacientes suspeitos ou infectados em busca de diagnóstico e tratamento, expondo sobremaneira os profissionais que não podem seguir às recomendações de isolamento social e estão na linha de frente no combate à pandemia ao risco de contaminação e afastamento de suas atividades laborais. Por sua vez, isto pode diminuir ainda mais a eficiência dos sistemas público e privado de atenção à saúde, e dificultar ou retardar a mitigação os danos sociais e econômicos causados pela pandemia na região. No último boletim epidemiológico disponibilizado em 04/04/2020 pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG), a cidade tem 14 casos confirmados da doença (SES/MG, 2020).

É sabido que o novo coronavírus apresenta pronunciada capacidade de sobrevivência fora dos hospedeiros em superfícies abióticas por períodos que podem variar de nove (KAMPF et al., 2020) a dezessete dias (Moriarty et al., 2020), o que justifica sua eficácia de contágios e a disseminação desenfreada e traz a necessidade da estruturação de barreiras químicas para sua contenção (WHO, 2020A). Diversos produtos têm demostrado eficácia como antissépticos no combate a vírus em geral em superfícies animadas (e.g., mãos), com destaque para as fórmulas baseadas em soluções e géis hidroetanólicos a 70% (p/p) ou 70º INPM (KAMPF, 2018). Outrossim, essas composições são eficazes na desinfecção de objetos como chaves, talheres, embalagens de alimentos e medicamentos, equipamentos, documentos, dinheiro, cartões, óculos, celulares, etc. (WHO, 2020B)

No dia 18 de março de 2020, o Ministério da Educação encaminhou aos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior o Ofício-Circular Nº 4/2020/CGPO/DIFES/SESU/SESU-MEC, solicitando informações a apoio no combate ao avanço da COVID-19 no Brasil. Imediatamente após o recebimento desta demanda, a Direção do Campus CCO mobilizou uma equipe de docentes do Curso de Farmácia e deu início a uma força tarefa para o desenvolvimento de ações visando diminuir o contágio e a propagação da COVID-19 em Divinópolis e região.

O Curso de Farmácia do Campus CCO é o único de toda a UFSJ. Além da expertise de seus docentes, acadêmicos e técnicos na seara do desenvolvimento e produção de fármacos, medicamentos, cosméticos e domissaneantes, há a disposição equipamentos, instrumentos e quantidade razoável, embora limitada, de equipamentos e proteção individual (EPI) e insumos farmacêuticos utilizados na produção de álcool gel 70º INPM, álcool líquido 70º INPM e outros antissépticos e desinfetantes. Em verdade, os conteúdos associados à obtenção desses produtos com qualidade, eficácia e segurança fazem parte dos planos de ensino de diversas unidades curriculares que compõe o Plano Pedagógico do Curso e.g., farmacotécnica, tecnologia farmacêutica, microbiologia básica e clínica, cosmetologia, controle de qualidade físico-químico e microbiológico, toxicologia, etc.

Desde então, a UFSJ/CCO tem produzido e distribuído álcool gel 70º INPM e álcool líquido 70º INPM para a SEMUSA de Divinópolis, SEMUSA de Carmo do Cajurú, Complexo de Saúde São João de Deus, UPA de Divinópolis, UFSJ – CSA, PM-MG e CBM-MG. A capacidade produtiva atual é de 40 L de álcool gel 70º INPM e 45 L de álcool líquido 70º INPM por dia, e um cronograma de distribuição semanal é seguido visando atender efetivamente às demandas dos favorecidos supracitados. Em quase 2 meses de execução, o projeto extensionista já distribuiu mais de 3000 L destes produtos, o que tem sido reconhecido pela comunidade extramuros, contribuído para amplificar a divulgação da atuação da UFSJ em prol da saúde e bem-estar da população de Divinópolis e região, e estreitado as relações entre a as partes envolvidas para a execução de futuras atividades extensionistas.

Exemplo disto são as diversas matérias e reportagens divulgadas em diferentes veículos de comunicação (rádios, televisão e websites) de alcance local, regional e nacional:

- UFSJ inicia produção de álcool em gel em Divinópolis

- Professores, técnicos e estudantes da UFSJ em Divinópolis começam a produzir álcool em gel para atender Semusa

- UFSJ doa 100 litros de álcool em gel para Secretaria de Saúde em Divinópolis

- UFSJ produz álcool em gel para ajudar no combate ao coronavírus

- UFSJ produz álcool em gel para doação a entidades

- UFSJ doa 100 litros de álcool em gel para Semusa

- Campus da UFSJ produz álcool em gel para destinar à SEMUSA

- UFSJ de Divinópolis produz e doa mais de 400 L de álcool por semana para entidades necessitadas

- Divulgação no Jornal MGTV2

- Estabelecida colaboração entre a UFSJ e o CEFET de Divinópolis visando aprimorar e aumentar a capacidade produtiva semanal

- CEFET-MG e UFSJ unidos para produzir álcool etílico 70%

- Empresa doa material para produção de álcool gel na UFSJ

- CEFET DIVINÓPOLIS E UFSJ/CAMPUS DONA LINDU: parceria no combate e prevenção à pandemia do COVID-19

- Divulgação no Alterosa Alerta 2ª Edição

Coordenador do projeto: Prof. Renê Oliveira do Couto (vice-coordenador do Curso de Farmácia - campus Centro-Oeste Dona Lindu).

Confira aqui a proposta completa.

Última atualização: 22/06/2020