(clique para expandir o menu)
O envelhecimento populacional tem assumido características próprias e representa uma fonte de preocupações em vários setores, inclusive na área da saúde. Mediante essa realidade, o Projeto de Extensão Envelhecer e Cuidar realizado pela UFSJ/CCO tem trabalhado com essa população no sentido contribuir para a realização de atividades capazes de realizar o atendimento integral ao idoso na APS de Divinópolis, através de uma visão holística dos indivíduos e que intervenha e transforme a realidade social dos idosos. 
 
Em relação ao atual momento de pandemia pelo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia destaca a importância dos cuidados com a saúde do idoso. Sabe-se que o idoso apresenta maior vulnerabilidade quanto à incidência da Covid-19 decorrência da imunosenescência, que é o envelhecimento natural do organismo no qual pode ocasionar maior suscetibilidade da pessoa idosa a infecções. Além do mais, faz-se necessário pensar que os idosos tem mais propensão para comorbidades e assim o coronavírus podem causar complicações graves e ocasionar inclusive a morte (SBGG, 2020).
 
Até o momento (05 de Abril), a Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que, em termos globais, há 1.218.126 milhões de pessoas que foram comprovadamente infectadas pelo COVID-19. O número de mortes associadas à pandemia é de 65.841 mil pessoas (5% do total), ao passo que os pacientes já recuperados são 253.821 mil (25%) e as pessoas que ainda estão infectadas são 898.464 mil (70%). Apesar das subnotificações e das dificuldades em relação a disponibilidade de testes, a OMS informa que na data de hoje o Brasil tem-se 10.360mil casos com 445 mortes no país. 
 
Mediante esse cenário, o Projeto Envelhecer e Cuidar apresenta nesse projeto uma proposta de reestruturação emergencial e temporária com a finalidade de contribuir para o momento de pandemia vivenciado em nosso país. Tem-se o intuito de colaborar com ações educativas que possam contribuir para a manutenção do estado de saúde do idoso na pandemia de Covid-19, bem como dar continuidade no clico de palestras do projeto de extensão que seriam realizadas para treinamento dos novos integrantes do ano de 2020. 
 
Dessa forma, está sendo construído um folheto informativo sobre a prevenção da Covid-19 para cuidadores de idosos que será distribuído nas unidades de saúde de Divinópolis. Além do mais, os professores envolvidos estão preparando um ciclo de palestras online que será divulgado posteriormente. 
 
Confira aqui o primeiro folheto desenvolvido e o Promoção de Cuidados ao Idoso em Época de Covid-19
 
Coordenadora: Profa. Dra Flávia de Oliveira (CCO).

Última atualização: 22/06/2020