(clique para expandir o menu)
Considerando o papel e a importância social das universidades, sobretudo das públicas, propõe-se apoio à população e aos profissionais de saúde do município de Divinópolis, Minas Gerais, por parte da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), no que se refere a atividades de educação em saúde, planejamento de ações, manejo e monitoramento de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, abrangendo toda a linha de cuidado dos pacientes com quadros respiratórios agudos. 
 
A proposta inicial é que o projeto seja desenvolvido em 4 (quatro) fases, que poderão ocorrer de forma simultânea (confira aqui a proposta completa): 
 
Fase 1 - Capacitação das Equipes de Saúde das UBS 
 
A proposta principal da primeira fase do projeto é capacitar, por meio de visitas técnicas e simulações realísticas, as equipes e os profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde do município, buscando aprimorar o fluxo de pacientes na unidade, o manejo clínico e o monitoramento de pacientes sintomáticos suspeitos de COVID-19, levando em consideração a realidade local. O município de Divinópolis conta com 32 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 11 Unidades Básicas de Saúde tradicionais (UBS; não ESF). Compõem ainda a rede assistencial do município uma Unidade de Pronto Atendimento, uma Policlínica Especializada e um Hospital filantrópico;
 
Fase 2 - Teleassistência de casos suspeitos 
 
Em parceria com a Rede Telessaúde de Minas Gerais, foi estruturada uma equipe de enfermeiros e médicos para atendimento remoto de casos suspeitos de Covid-19. Os usuários do município terão acesso a um sistema informatizado, por meio de aplicativo de telefone celular ou em página da internet, onde poderão realizar uma autoavaliação em saúde. Aqueles usuários com sintomas respiratórios agudos serão direcionados para atendimento remoto de enfermagem e/ou médico. O sistema informatizado está sendo desenvolvido e disponibilizado pela Rede Teleassistência de Minas Gerais. A equipe responsável pelo teleatendimento será composta por médicos e enfermeiros do corpo docente da Universidade Federal de São João del-Rei e da rede assistencial do município de Divinópolis. 
 
Fase 3 - Telemonitoramento de casos e contatos 
 
Nesta etapa, as equipes de docentes e discentes foram organizadas para realizar o telemonitoramento dos casos confirmados e suspeitos, além de seus contatos intradomiciliares, durante o período de isolamento domiciliar (14 dias). Logo após a identificação dos casos suspeitos, a equipe do projeto faz um acompanhamento à distância, por meio de contatos telefônicos (aproximadamente a cada 24 ou 48 horas), conforme protocolo do Ministério da Saúde (BRASIL, 2020).Durante os contatos, os pacientes e familiares são avaliados, orientados ou encaminhados para atendimento presencial na unidade de saúde de referência. 
 
Fase 4 - Diagnóstico e acompanhamento laboratorial 
 
A equipe do projeto também poderá apoiar na coleta dos exames laboratoriais específicos, inicialmente por meio de treinamento e capacitação da equipe de saúde por meio da criação de vídeos e também da disponibilização de materiais já existentes sobre o tema. De acordo com a disponibilidade de material para coleta e com as diretrizes nacionais, estaduais e municipais, a equipe do projeto irá orientar e estimular a equipe de saúde a coletar exames laboratoriais específicos para diagnóstico dos casos suspeitos na unidade de saúde ou no próprio domicílio do paciente. 
 
Objetivos 
Geral: 
- Promover iniciativas de atenção individual, familiar, comunitária e de educação em saúde, por meio da integração ensino-serviço-comunidade para o enfrentamento do Novo Coronavírus no município de Divinópolis, Minas Gerais;
 
Específicos: 
- Capacitar as equipes de saúde das unidades de atenção primária à saúde no que se refere ao acolhimento, fluxos e manejo clínico de pacientes com suspeita de COVID-19, de modo a formar multiplicadores de ações de enfrentamento à epidemia; 
- Promover assistência clínica remota aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 e seus contatos domiciliares; 
- Realizar monitoramento remoto de pacientes suspeitos ou confirmados e seus contatos domiciliares; 
- Capacitar e promover a coleta de material para testagem específica para diagnóstico de SARS-Cov-2 de pacientes sintomáticos e seus contatos.
 
Equipe Executora e Coordenador da Proposta 
Coordenador docente geral: Gustavo Machado Rocha.
 
Membros docentes coordenadores de equipe: Hygor Kleber Cabral Silva, Álisson Oliveira dos Santos, Rufino de Freitas Silva, Maria Tereza Taroni Marques de Moraes, Clarissa Chaltein Almeida Gontijo, Vinícius Azevedo Dias, Clareci Silva Cardoso.
 
Membros da Equipe de Teleassistência em Enfermagem (N=15): Patrícia Peres de Oliveira, Thalyta Mansano Schlosser Walquíria Jesusmara dos Santos, Gylce Eloisa Cabreira Panitz, Valéria Conceição de Oliveira, Gabriela C. C. Freitas de Oliveira, Laís Oliveira de Moraes Tavares, Lídia Christina V. Borges, Rafaela G. Santiago Faria, Sara Batista de Jesus, Aline Carrilho Menezes, Gabriella Loçasso F. da Luz Pereira, Selma Maria da Fonseca Viegas, Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Liliane de Lourdes Teixeira Silva.
 
Membros da Equipe de Teleassistência em Medicina (N=10): Gustavo Machado Rocha, Álisson Oliveira dos Santos, Clarissa Chaltein Almeida Gontijo, Hygor Kléber Cabral Silva, Maria Tereza Taroni Marques, Rufino de Freitas Silva, Vinícius Azevedo Dias, Andressa Vinha Zanuncio, Leonardo Lopes Tonani, Fabíola Cristina Santos Tavares, Dênia Alves de Azevedo.
 
Membros discentes do curso de Medicina do CCO (N=35): Alef Bruno Silva de Paula, Ana Luisa Souki Parreira, Bruna Oliveira Andrade, Bruno Fernandes de Moura Pires, Bruno Maia Seixas, Bruno Souza de Lima, Caio Godinho Caldeira, Carolina Mendes Barbieri, Clara Lemos Carneiro Trindade, Cláudia Maria de Souza Gonçalves, Edson Araújo Rios Júnior, Emanuelle Vaz Gontijo, Igor Antônio Galvão Vieira, Ives Vieira Machado, Izabella de Carvalho Anicio Godoy, Layla Melo Pimenta, Leonardo Cardoso Rozendo de Souza, Lorrany Alves Silveira, Lucas Dias Freitas, Luisa Machado dos Santos Rocha, Marco Túlio Prado Gomes, Mateus Boaventura Siqueira, Natália Bahia de Camargos, Odilon Gomes de Oliveira Junior, Patrícia Venturi Bitencourt, Paula da Cunha Fonseca, Pedro Henrique Santos Ribeiro, Priscila Cristian do Amaral, Rhodolfo Campos Siqueira Diniz, Sarah de Farias Lelis, Sérgio Garzon Batista Nani, Thaíssa Oliveira Vilaça, Vinicius Moura Ferreira, Wellington Júnior de Freitas Ferreira, William Alves Bueno. 
 
Confira a proposta completa

Última atualização: 22/06/2020