(clique para expandir o menu)
O Projeto QualiRenal surgiu em 2018 a partir de um projeto de pesquisa sobre infecção de cateter em paciente renal crônico que os acadêmicos do curso de Medicina da UFSJ desenvolvem na unidade curricular Práticas de Investigação Científica. Nesse momento, começamos a ter mais contato com os pacientes e percebemos a possibilidade de atuar na melhoria da qualidade de vida dos mesmos em vários âmbitos. 
 
Em 2019, a partir do projeto de extensão QualiRenal, estruturamos intervenções em cooperação com a equipe multidisciplinar (corpo clínico, gerência, setor de nutrição, assistência social e setor de psicologia) da clínica em que atuamos, para abordar o paciente da forma mais completa possível, inclusive buscando maior vínculo familiar com o tratamento. Em 2020, devido a quarentena, nossa estrutura de projeto não foi possível de ser colocada em prática. Com isso, elencamos as possíveis demandas dos assistidos e, dessa forma, reorganizamos nosso plano de atuação.
 
Atuamos na Clínica de referência em hemodiálise da microrregião de saúde de São João-del Rei, anexo ao hospital Nossa Senhora das Mercês. A clínica tem hoje 176 pacientes em tratamento, que comparecem a clínica 3 vezes por semana para realizar o procedimento de hemodiálise.
 
Os pacientes em tratamento dialítico por terem deficiências em sua função renal consequentemente também possuem resposta imunológica ineficiente. A maioria deles possuem diversas  comorbidades associadas, principalmente hipertensão arterial e diabetes. 
 
Além disso, eles não conseguem praticar o isolamento social de maneira efetiva, devido a necessidade de realizar o procedimento na clínica 3 vezes por semana, sendo essa uma das grandes dificuldades encontradas durante a pandemia. Situações como transporte e contato com algumas pessoas se tornam inevitáveis, estas situações os deixam mais expostos a contrair a Covid-19.
 
Confira aqui a todas as ações do projeto. 

Última atualização: 22/06/2020