(clique para expandir o menu)

Responsável  -  Rosa Gouvea de Souza  

Objetivos a serem atingidos pela ação proposta:
O programa de extensão (edital PIBEX 11/2018) “ABRASUS ABRASUAS - gestos e afetos” foi desenhado, em 2017, enquanto programa de educação permanente para trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme orientação da Política Nacional de Educação Permanente (portarias ministeriais de 2011 e 2017). O programa existe há quase quatro anos e tem por princípio promover trocas de saberes e práticas do SUS da região de saúde de São João del-Rei. Em 2018, houve aproximação com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e agora participam do programa trabalhadoras e trabalhadores dos dois Sistemas. O programa tem como pressuposto político-epistemológico a prática da educação permanente voltada para a construção da autonomia, da liberdade e da emancipação de todos os envolvidos. Para tanto, todos os movimentos e momentos são construídos coletivamente, em ondas, com o objetivo de assegurar 08 horas mensais de trocas entre trabalhadores e gestores do SUS e do SUAS e universidade. Sua meta é o fortalecimento desses dois sistemas e de seus princípios e diretrizes. 

Em março de 2020, as ações demandadas, para o ABRASUS ABRASUAS, para o enfrentamento à Pandemia Covid-19 e levantadas por gestores e trabalhadores versavam sobre:


-sermos espaço de resistência e reflexão sobre trabalho e educação no capitalismo;
-sermos espaço de enfrentamento à Covid-19 enquanto promotora de abismos epistemológicos;
-sermos programa promotor de redes;
-sermos agentes de aproximação entre educação, saúde e assistência social.


Para tanto, construímos como objetivos específicos para 2020:
1. Fortalecer e manter os encontros virtuais dos grupos do ABRASUS ABRASUAS (44 grupos, 350 trabalhadores), executados em 2020, bem como
fortalecer e manter o grupo terapêutico cantinho do coração que acompanha 37 trabalhadoras e trabalhadores do SUS e do SUAS de 04 municípios da região. 
2. Aprofundar questões sobre trabalho e educação inseridos no contexto da pandemia no SUS e SUAS, executadas, em 2020, em processo grupal virtual
com nome de formação em tempos de pandemia.
3. Valorizar saberes locais das equipes do SUS e SUAS bem como das comunidades e analisar em conjunto com os profissionais informações externas, fontes de informação, notícias falsas, problematizando a intenção da quantidade e qualidade das informações à luz do cenário político atual, cujas ações extensionistas produziram material para divulgação entre trabalhadoras e trabalhadores do SUS e do SUAS e para comunidades.
4. Fortalecer a rede Educação - Saúde - Assistência Social para além de campo teórico e sim como conquista de todos, a fim de garantir a executabilidade dos princípios e diretrizes do SUS e do SUAS, cujas ações extensionistas produziram aproximações com conselhos municipais de participação social, em destaque o COMPIR - Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - de Lagoa Dourada.
5. Problematizar as ações da universidade nesse momento de pandemia, garantindo seu fortalecimento, sua identidade e responsabilidade social, culminando com a participação da equipe do ABRASUS ABRASUAS em espaços de debate na UFSJ e em outras universidades.
6. Refletir criticamente com as extensionistas da medicina e da psicologia a amplitude da universidade e as relações intrínsecas entre ensino, pesquisa e extensão à luz das teorias sobre educação para adultos e educação permanente, tendo como meio um grupo de estudo e trabalho sobre o tema, com publicação de artigos, participação em rodas de conversa e criação de uma linha de pesquisa.  


Última atualização: 07/01/2021