(clique para expandir o menu)
Professores e estudantes da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) criaram vídeos educacionais para facilitar e instrumentalizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no contexto da Atenção Primária à Saúde. 
 
Os vídeos foram elaborados por alunos do curso de Enfermagem do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) da UFSJ e seguiram o Manual do Ministério da Saúde para o Enfrentamento à Covid-19 disponível nesta página. Cada vídeo segue os passos do Manual para que de forma fácil, lúdica e confiável, sirva de orientação para que o ACS consiga acessar antes e durante as visitas domiciliares e também em condições à distância que se fizer necessário.
 
Confira abaixo os vídeos produzidos:
 
1 - Competências dos ACS;
 
2 - Isolamento Domiciliar;
 
3 - Lavagem de Mãos;
 
4 - Medidas Gerais de Prevenção;
 
5 - Prevenção em Visitas Domiciliares.
 
Tal estratégia educacional é uma forma de colaboração ao trabalho do ACS para o enfrentamento da pandemia Covid-19 e, consequentemente, orientar a população da área de abrangência quanto às medidas de prevenção e controle da doença. Considerando a necessidade de isolamento social, os vídeos foram elaborados para compartilhamento em plataformas de mídias sociais.
 
O trabalho foi idealizado e coordenado pela professora Valéria Conceição de Oliveira e teve a colaboração dos professores do curso de Enfermagem Eliete Albano Guimarães, Daniel Nogueira Cortez e Elen Soraia de Menezes Cabral. Teve também colaboração do professor Dárlinton Carvalho, do curso de Ciência da Computação, e orientações técnicas da professora Raruza Keara Teixeira Gonçalves, do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, com apoio da Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – nível mestrado (PGENF) - e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitáriso (Proex). 
 
A UFSJ, enquanto universidade pública, colabora com a ciência brasileira, com o cuidado à comunidade e serviços de saúde.

Última atualização: 22/06/2020