(clique para expandir o menu)

Conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, (2005, p. 159) a Tabela de Temporalidade é o "instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos".


Consulte abaixo os instrumentos utilizados pela CPAD/UFSJ para os códigos de classificação de documentos e tabela de temporalidade da UFSJ:

 


Consulte abaixo os instrumentos utilizados pela CPAD/UFSJ para avaliação de documentos de arquivo:

Para as atividades-meio são utilizados os códigos relativos à Administração-Geral, que compõem Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal.

Para as atividades-fim são utilizados os códigos relativos ao Ensino Superior, Pesquisa, Extensão, Educação Básica e Profissional e Assistência Estudantil, que compõem o Código de Classificação e Tabela de Teporalidade de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES.  

OBS.:  Em 23 de setembro de 2024, foi aprovada por meio da Portaria AN/MGI nº 174, de 23 de setembro de 2024 a versão atualizada do Código de classificação de documentos e Tabela de temporalidade e destinação de documentos, relativos às atividades-meio do Poder Executivo federal. Entretanto, como o processo de atualização no sistema é complexo, diante de outras prioridades a serem trabalhadas pela comissão, por enquanto, ainda está sendo utilizada a tabela antiga como referência para a classificação dos documentos instituicionais.     


Última atualização: 06/11/2025