Paulo Cesar Pinheiro

Professor Adjunto IV

Fone: (32) 3379 2483

Fax: (32) 3379 2483

E-mail: pcpin@ufsj.edu.br

 


Formação Acadêmica

Licenciado e Bacharel em Química – Universidade Federal de Juiz de Fora (1987 e 1989)
Mestre em Química– Instituto de Química da USP (1994)
Doutor em Educação (área de ensino de ciências e matemática) – Faculdade de Educação da USP (2007)
Pós-Doutorado Mallinson Institute for Science Education/Western Michigan University/EUA, de outubro de 2015 a agosto de 2016– Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES (Processo BEX 1992/14-7).

Linhas de Atuação

Saberes da comunidade na educação em ciências e química, etnografia de saberes e práticas, tecnologias educacionais, multiculturalismo, estudos culturais, pós-colonialismo, hibridização/hibridismo, desconstrução da literatura e formação de professores.


Projetos recentes:

“Ciência na Comunidade: narrativas híbridas e recursos na Web para formação docente” (2016-2021).
“Ciência na Comunidade: investigação de prática formativa envolvendo narrativas híbridas em ambiente na Web e princípios para a formação docente”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES (2014-2015).
“Formação Continuada de Professoras da Educação Básica de São João Del Rei em cursos de desenvolvimento profissional nas Universidades Portuguesas de Aveiro e do Porto” (CAPES) (2013-2014).
“Formação Inicial Conjunta de Professores de Biologia, Física e Química nas Universidade de Lisboa e Universidade Federal de São João Del Rei” (PLI-CAPES) (2011-2016)
“Produção de mídias digitais visando inserir saberes populares na educação em ciências” (PROEXT/MEC/SeSu) (2010-2013).

Ensino:

Professor de Práticas de Ensino do curso de Química da UFSJ.
Professor de disciplina de pós-graduação (2016): Perspectivas Culturais para a Educação em Ciências e Matemática.

Pós-graduação:
Professor-orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ – Mestrado em Educação.


Administração:

Coordenador do Laboratório de Ensino de Química da DCNat/UFSJ.


Grupos de pesquisa:

Líder do grupo de pesquisa “Formação docente e processos de ensino e aprendizagem” do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ.
Membro do grupo “Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas” da Faculdade de Educação da USP.


Publicações recentes:

PINHEIRO, P. C.. A Construção do Sítio Ciência na Comunidade: Antecedentes, Fundamentos, Narrativas Híbridas e Conteúdo Epistemológico. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 243-270, 2017.

PINHEIRO, P. C.. The Construction of the Science in the Community website: Antecedents, Foundations, Hybrid Narratives and Epistemological Content. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 271-297, 2017.

ANJOS, S.C.; PINHEIRO, P. C. Investigação dos meios e ações em abordagem interdisciplinar sobre suplementos alimentares e esteroides anabolizantes no ensino médio. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v.3, p.23 - 31, 2016.

SANTOLIM, T. S.; PINHEIRO, P. C.; Macedo, M. S. A. N. Diálogos entre um educador e educandos do MST em aulas de Química na modalidade EJA do campo In: Educação do campo: práticas em Educação de Jovens e Adultos, formação de professores e alternâncias educativas. 1a. ed. Barbacena : Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais - EDUEMG, 2016, p. 87-110.

Silva, M. L. M.; PINHEIRO, P. C. . A educação química e o problema da automedicação: relato de sala de aula. Química Nova na Escola, v. 35, p. 92-99, 2013.
PINHEIRO, P. C. Aumentando o interesse do alunado pela química escolar e implantação da nova proposta curricular mineira: desenvolvimento e resultados de projeto seminal realizado no PIBID-UFSJ. Química Nova na Escola, v. 34, p. 173-183, 2012.

LEAL, M. C. ; ARAÚJO, D. A. ; PINHEIRO, P. C. . Alcoolismo e Educação Química. Química Nova na Escola, v. 34, p. 58-66, 2012.

Redes sociais e website:

Paulo César Pinheiro (nome no Facebook)
Autor do sítio Ciência na Comunidade (www.ufsj.edu.br/ciencianacomunidade)

 

 

 

 

 

 

  • Para maiores informações, consulte meu Currículo Lattes:

 

 

 

 

 

 


Última atualização: 16/05/2017