Muito embora não existam mecanismos que possam exercer o controle das condições climáticas, hoje, a ciência possui multiplos métodos, extremamnete eficientes, que nos permitem prever o seu comportamento. A aquisição de informação e conhecimento relativos às condições climáticas é um dos objetivos do ramo da ciência exata denominada Meteorologia. Tais conhecimentos são adquiridos através de estudos a partir de observações, medidas, experiências e métodos científicos de análise, fornecendo uma avaliação ou uma previsão de um ou vários parâmetros meteorológicos, referentes a fenômenos atmosféricos que ocorrem em nosso dia a dia tais como: umidade relativa do ar, a velocidade e direção do vento, tipo e quantidade de nuvens dentre outros. Através de análise desses valores, pode-se ter uma boa noção de como as condições atmosféricas estão se comportando num determinado instante e lugar. Mas, para que os resultados de previsão sejam satisfatórios, ou seja, condizentes com a realidade, é necessário que se tome algumas precauções na tomada e monitoramento dos dados obtidos por uma estação meteorológica.    

 A Estação Meteorológica é um local que reúne uma série de instrumentos utilizados nas medições seguindo normas internacionais. Dentre os equipamentos utilizados em uma estação meteorológica podemos citar: termômetro, barômetro, higrômetro, pluviômetro e etc. Para que esses instrumentos tenham uma boa precisão, é necessário que eles estejam calibrados e livres de obstáculos que porventura possam interferir na medida dos valores das grandezas atmosféricas. Como exemplo desses obstáculos citamos: prédios, árvores, montanhas, região com muito asfalto.  

         Em São João del-Rei, contamos com uma estação meteorológica auxiliar automática, instalada no Campus Tancredo Neves - CTan/UFSJ, em convênio com o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA

Estação Metereológica Automática de São João Del Rei

          As medidas são realizadas continuamente, através de sensores, e registradas em hora inteira. Os dados são enviados, via satétite, para o INMET em Brasília, onde são processados e divulgados para o resto do mundo. A Estação Meteorológica do INMET/UFSJ disponibiliza dados como: temperatura máxima e mínima, direção e velocidade do vento, umidade relativa, precipitação, indice de insolação, dentre outros dados da região, para uso em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.  

Previsão do tempo para São João del Rei

 


Última atualização: 02/10/2014