2010 - Atual
Incorporando Modelos de Conhecimento a Algoritmos de Mineração de Dados Escaláveis
 
Descrição: O objetivo geral desse projeto é melhorar algoritmos de mineração de dados, em particular mineração de textos e grafos por meio da exploração de modelos de conhecimento para aumentar sua efetividade e paralelização, de tal que forma que eles possam escalar melhor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcos Gonçalves - Integrante / Meira, Wagner - Coordenador / Dorgival Guedes - Integrante / Renato Ferreira - Integrante / Gisele Lobo Pappa - Integrante / Jugurta Lisboa Filho - Integrante / Leonardo Chaves Dutra da Rocha - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique - Cooperação..

 

 

 

2010 - Atual
Desenvolvimento de um sistema para a produção de energia limpa, de baixo custo, acoplado à rede elétrica
 
Descrição: O objetivo do projeto é a construção de três módulos de motores Stirling Modificados Solares MSSM, totalmente nacional, que possam gerar energia elétrica a partir do incidencia solar. Além disto, esta energia gerada será acoplada a rede eletrica da FIAT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça - Coordenador / Hilton de Oliveira Mota - Integrante / Carlos Augusto Duque - Integrante / Pedro Gomes Barbosa - Integrante / Leonardo Chaves Dutra da Rocha - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro..

 

 

 

2009 - Atual
Modelos e Algoritmos Temporais para Aplicações Web (Comércio Eletrônico e Recuperação de Informação)
 
Descrição: O objetivo desse projeto é propor novos modelos e algoritmos de mineração de dados para aplicá-los em caracterização e previsão de aplicações Web, mais especificamente a aplicações de comércio eletrônico e recuperação de informação. Esses modelos e algoritmos devem ser capazes de identificar os diferentes contextos temporais associados às interações entre os usuários e os serviços Web, assim como os efeitos dessas interações, com o objetivo de melhorar o desempenho e a eficácia desses serviços, onde contextos temporais são definidos como os períodos de estabilidade dessas interações (momentos em que as características da interação sejam invariantes). Estudos anteriores permitem-nos considerar que tais momentos de invariância são semanticamente mais consistentes para tarefas de caracterização e predição dos indivíduos e suas relações. Entretanto, é importante destacar que definir a duração e as dimensões que compõem a estabilidade temporal é um desafio, uma vez que tais fatores variam entre os diversos tipo de aplicação e dependem de objetivos específicos de cada uma delas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Elisa Tuler de Albergaria - Integrante / Marcos Gonçalves - Integrante / Meira, Wagner - Integrante / Leonardo José Silvestre - Integrante / Leonardo Chaves Dutra da Rocha - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro..

 

 

 

2009 - Atual
Modelos e Algoritmos Temporais para Aplicações Web (Redes Sociais)
 
Descrição: O objetivo desse projeto é propor novos modelos e algoritmos de mineração de dados para aplicá-los em caracterização e previsão de aplicações Web, mais especificamente a aplicações de redes sociais. Esses modelos e algoritmos devem ser capazes de identificar os diferentes contextos temporais associados às interações entre os usuários e os serviços Web, assim como os efeitos dessas interações, com o objetivo de melhorar o desempenho e a eficácia desses serviços, onde contextos temporais são definidos como os períodos de estabilidade dessas interações (momentos em que as características da interação sejam invariantes). Estudos anteriores permitem-nos considerar que tais momentos de invariância são semanticamente mais consistentes para tarefas de caracterização e predição dos indivíduos e suas relações. Entretanto, é importante destacar que definir a duração e as dimensões que compõem a estabilidade temporal é um desafio, uma vez que tais fatores variam entre os diversos tipo de aplicação e dependem de objetivos específicos de cada uma delas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Leonardo Chaves Dutra da Rocha - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa..

 

 

 

2008 - Atual
CNPq-CTInfo Infoweb
 
Descrição: Este projeto visa desenvolver novos métodos e ferramentas para tratamento de informação existente em grandes repositórios de dados e coleções de documentos disponíveis na Web. O projeto pretende gerar soluções para diversos problemas relacionados ao tratamento de informação, tais como classificação de texto, mineração de dados a partir de fontes não estruturadas, integração de dados de fontes heterogêneas, enriquecimento semântico de dados, indexação e busca, dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Meira, Wagner - Integrante / Nívio Ziviani - Coordenador / Leonardo Chaves Dutra da Rocha - Integrante.
.

 

 

 

2008 - Atual
INCTWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web
 
Descrição: O INCT para Web é uma rede integrada de pesquisadores de quatro instituições, coordenada pelo prof. Virgilio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. A Web é o maior sistema de informação e comunicação já construído, e interfere de forma significativa nas atividades humanas. O INCT Web foi criado para projetar e desenvolver sistemas, tecnologias e aplicações que permitam explorar as possibilidades de uso da Web no futuro de forma benéfica para a sociedade. O INCT Web visa estudar e entender os fundamentos científicos e tecnológicos da Web, bem como suas repercussões sociais, para propor e desenvolver sistemas e tecnologias que poderão compor a Web do futuro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Virgilio Augusto Fernades de Almeida - Coordenador / Marcos Gonçalves - Integrante / Pereira, Adriano - Integrante / Meira, Wagner - Integrante / Nívio Ziviani - Integrante / Dorgival Guedes - Integrante / Gisele Lobo Pappa - Integrante / Alberto Henrique Frade Laender - Integrante / Leonardo Chaves Dutra da Rocha - Integrante / Rafael Sachetto Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro..

 

 
2010 - 2011
Avaliação da usabilidade e acessibilidade do Portal da Universidade Federal de São João Del-Rei uma ênfase às necessidades do usuário
 
Descrição: Esse trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade e acessibilidade do Portal da Universidade Federal de São João Del-Rei, oferecendo aos seus usuários uma maior possibilidade de localização e acesso às informações disponíveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Elisa Tuler de Albergaria - Coordenador / Amanda Cristina Albano Gonçalves - Integrante / Paulo José Oliveira Amaro - Integrante / Thomaz Yuji Baba - Integrante / Cristiane Neri Nobre - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa..
 
2010 - 2011
Identificação de Sítios de Início de tradução de Proteínas utilizando Support Vector Machine
 
Descrição: Esse trabalho visa identificar o Sítio de Início de Tradução de Proteínas por meio do uso de Support Vector Machine SVM a partir de uma molécula de mRNA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Felipe Carvalho de Souza Teixeira - Integrante / Cristiane Neri Nobre - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei - Bolsa..
 
2009 - 2011
O desenvolvimento de aplicativos para o ensino de Matemática Financeira
 
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo criar possibilidades da educação matemática por meio do desenvolvimento de projetos, que vinculem as relações entre o conteúdo de funções e a matemática financeira. Neste sentido será necessário: a tecnologia e a modelagem matemática como estratégia de ensino-aprendizagem para maximizar os resultados na relação entre o ensinar e aprender..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Verônica Ferreira de Oliveira - Integrante / Cristiane Neri Nobre - Coordenador.
Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa..