ATESTADO DE FREQUÊNCIA ÀS AULAS: É o documento que comprova a assiduidade do discente às aulas.


DECLARAÇÃO: É o expediente pelo qual o discente solicita declaração de qualquer natureza, devendo detalhar os dados que deseja. Ressaltamos que nem todos os detalhes solicitados são possíveis de serem atendidos.

- Este documento pode ser:
a) um “atestado de matrícula” com as alterações possíveis, se o discente estiver regularmente matriculado;
b) um “atestado de matrícula” constando as disciplinas que faltam para o discente concluir o curso, se o discente estiver regularmente matriculado.


HISTÓRICO ESCOLAR: É o documento que exibe a trajetória escolar do discente na UFSJ, mas não apresenta, em seu corpo, as reprovações. O estudante pode retirar esse documento acessando o CONTAC através da Minha UFSJ.


HISTÓRICO PARA FINS DE TRANSFERÊNCIA: É o documento que exibe a trajetória escolar do discente na UFSJ, não constando informações sobre unidades curriculares que o discente cursou sem aprovação. É fornecido para aqueles discentes que tenham sido aprovados em processo seletivo de transferência, ou ainda que tenham passado por transferência ex officio da UFSJ para outra Instituição de Ensino Superior. Os discentes que concorrerão a vagas em processo seletivo de transferência deverão solicitar o Histórico Escolar comum.


ATESTADO DE CONCLUSÃO DE CURSO: É o documento que comprova a conclusão de curso do discente. O aluno recebe esse documento gratuitamente no ato da colação de grau.



Última atualização: 24/01/2022