Dr. Antônio Carlos Guimarães




Nome artístico: Toninho Guimarães
Classe: Professor Adjunto – Flauta Transversal
Fone: 032 3379 2551
Número da sala: 2.13
   

       
    acguima@ufsj.edu.br
      http://lattes.cnpq.br/0867882382171922
       Antonio Carlos Guimaraes

      




Antonio Carlos Guimarães é professor de flauta na Universidade Federal de São João del-Rei. Antonio é Doutor em Artes Musicais pela University of Iowa, EUA, onde estudou flauta com Tadeu Coelho e Robert Dick. Na University of Iowa participou como membro efetivo do Centro de Música Contemporânea, com o qual se apresentou pela Costa Leste dos EUA.

Antonio estudou com Arthus Andrés na UFMG, e em master-classes com Odette Ernest Dias e Antonio Carrasqueira. Freqüentou master-classes com Keith Underwood e Julius Baker nos EUA. No Festival de Aspen no Colorado, EUA, em 2000 estudou com Mark Sparks e tocou sobre a direção dos Maestros James Colon e Murry Sidlin.

Em 2004 apresentou-se como convidado do VI Festival de Flautistas de Salvador promovido pela Associação Brasileira de Flautistas, e se mantém ativo nas atividades desta associação. Atou como solista e recitalista em vários estados brasileiros, e tem se apresentado com os cravistas Elisa Freixo e Felipe Silvestre.

Antonio foi primeiro flautista da Dubuque Symphony, Iowa, EUA de 2001 a 2003. Foi flautista da Orquestra da UFMG e apresentou-se como músico convidado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais nas temporadas de 1996-97.

Como professor de flauta, Antonio lecionou na Universidade Estadual de Minas Gerais em Belo Horizonte, e lecionou em diversos festivais como Inverno Cultural de São João del-Rei, Festival de Domingos Martins no Espírito Santo e Semana da Música em Ouro Branco, Semana da Música em UEM. Recentemente lecionou um seminário de Música Brasileira na Academia de Música de Malmo, Suécia.

Algumas da premiações obtidas incluem bolsa de estudos da CAPES para doutorado na University of Iowa, Segundo lugar no Concurso Jovens Solista Brasil-Piracicaba 1987, Primeiro Lugar no Concurso Jovens Solistas da Orquestra da UFMG em 1987, e primeiro lugar no Concurso de Música de Câmera da UFMG 1988.

Antonio Guimarães tem desenvolvido intensa atividade de pesquisa na área de performance musical, na sua tese de doutorado escreveu sobre prática de performance em obras selecionadas do compositor Brasileiro Osvaldo Lacerda. Na Universidade Federal de São João Del-Rei exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Música de 2006 a 2010.







 
Atividades acadêmicas atuais
* Professor de flauta transversal do curso de Música da UFSJ
* Membro da Comissão de Pós-graduação do DMUSI
* Membro da Comissão de assuntos internacionais do DMUSI
* Representante da UFSJ na Associação de Amigos de São João Del-Rei

Disciplinas que leciona

* Flauta transversal
* Oficina de Performance
* Pedagogia da flauta transversal
* Metodologia de pesquisa



 
Projeto de extensão
Nome do projeto: Programa Música XXI
Duração: 2009-2011

O Programa MÚSICA XXI proporciona experiências significativas à comunidade, concorrendo para a formação de público e construção do saber artístico no nível apreciativo; Oportuniza e organiza o fazer musical a jovens músicos alunos do curso de música da UFSJ e da comunidade do Campo das Vertentes; Cria e mantêm intercâmbio cultural e artístico entre os diversos campi da UFSJ e suas respectivas comunidades, oportunizando-lhes a manifestação de seus saberes e valores artísticos; Estabelece o DMUSI como instrumento para a aproximação e fortalecimento do diálogo entre manifestações artísticas e musicais do ambiente sócio-geográfico da UFSJ. O MÚSICA XXI cria séries de concertos, apresentações e shows, utilizando espaços e teatros dos Campi da UFSJ e das suas respectivas comunidades. Alguns exemplos de espaços utilizados por este programa são: Solar da Baronesa ( onde os concertos acontecem de quinze em quinze dias todas as terças, chamando o evento de Terça no Solar), Teatro Municipal de São João Del-Rei, Teatro Gravatá de Divinópolis, Sala de Conferências do Centro de Referência Musicológica José Maria Neves etc. Ele produz e promove as atividades artísticas dos discentes e docentes do Curso de Música da UFSJ e de músicos e agremiações musicais das comunidades dos campi da UFSJ.




 
Projeto de pesquisa
Nome da pesquisa: Revisão de Aulas Individuais de Instrumento Musical Através De Gravação de Áudio e Vídeo
Duração: 2011

Esta pesquisa pretende experimentar a utilização de novas tecnologias para o melhoramento da conexão da aula individual de instrumento musical com a prática individual usando, como participantes, os alunos de flauta transversal do curso de música da UFSJ.



 
Outras produçõe artísticas, científicas e de extensão, acessar o Curriculo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0867882382171922