Toninho Guimarães

 
 
Antonio Carlos Guimarães é professor de flauta na Universidade Federal de São João del-Rei. Antonio é Doutor em Artes Musicais pela University of Iowa, EUA, onde estudou flauta com Tadeu Coelho e Robert Dick. Na University of Iowa participou como membro efetivo do Centro de Música Contemporânea, com o qual se apresentou pela Costa Leste dos EUA.  

Antonio estudou com Arthus Andrés na UFMG, e em master-classes com Odette Ernest Dias e Antonio Carrasqueira. Freqüentou master-classes com Keith Underwood e Julius Baker nos EUA. No Festival de Aspen no Colorado, EUA, em 2000 estudou com Mark Sparks e tocou sobre a direção dos Maestros James Colon e Murry Sidlin.  

Em 2004 apresentou-se como convidado do VI Festival de Flautistas de Salvador promovido pela Associação Brasileira de Flautistas, e se mantém ativo nas atividades desta associação. Atou como solista e recitalista em vários estados brasileiros, e tem se apresentado com os cravistas Elisa Freixo e Felipe Silvestre. 

Antonio foi primeiro flautista da Dubuque Symphony, Iowa, EUA de 2001 a 2003. Foi flautista da Orquestra da UFMG e apresentou-se como músico convidado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais nas temporadas de 1996-97.  

Como professor de flauta, Antonio lecionou na Universidade Estadual de Minas Gerais em Belo Horizonte, e lecionou em diversos festivais como Inverno Cultural de São João del-Rei, Festival de Domingos Martins no Espírito Santo e Semana da Música em Ouro Branco, Semana da Música em UEM. Recentemente lecionou um seminário de Música Brasileira na Academia de Música de Malmo, Suécia.

Algumas da premiações obtidas incluem bolsa de estudos da CAPES para doutorado na University of Iowa, Segundo lugar no Concurso Jovens Solista Brasil-Piracicaba 1987, Primeiro Lugar no Concurso Jovens Solistas da Orquestra da UFMG em 1987, e primeiro lugar no Concurso de Música de Câmera da UFMG 1988. 

Antonio Guimarães tem desenvolvido intensa atividade de pesquisa na área de performance musical, na sua tese de doutorado escreveu sobre prática de performance em obras selecionadas do compositor Brasileiro Osvaldo Lacerda. Na Universidade Federal de São João Del-Rei exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Música de 2006 a 2010.
 
 
acguima@ufsj.edu.br
http://lattes.cnpq.br/0867882382171922
 
 
 
 
 
 
 

Última atualização: 23/03/2023