Elenis Guimarães

 
 
A soprano mineira Elenis Guimarães iniciou seus estudos musicais em sua cidade natal – Ouro Preto - sob a orientação do professor Amin Feres, graduando-se em canto pela UFMG na classe do mesmo professor. Paralelamente estudou com a professora Leilah Farah em São Paulo.
Desde o início destacou-se como solista, apresentando-se nas principais capitais brasileiras e no interior em oratórios, missas, óperas e recitais, tendo trabalhado com maestros como Aylton Escobar, Sérgio Magnani, Ronaldo Bologna, David Machado, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Armando Prazeres e Jamil Maluf.
Recebeu o prêmio „ Casa Rui Barbosa“ no 5o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros ; foi a vencedora da 4a Bienal de Canto de Câmera do Rio de Janeiro , onde recebeu, além do 1o lugar geral, 8 dos 9 prêmios especiais de interpretação, e do 9o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, também no Rio, sendo premiada com uma bolsa de estudos da Capes, que lhe permitiu realizar Mestrado em canto, Lied e Ópera na Escola Superior de Música de Stuttgart, onde estudou com renomados professores tais como Luísa Bosabalian e Julia Hamari (canto), Konrad Richter(Interpretação do Lied Alemão), Carl Davis e Karl Kammerlander ( oratório ) e Klaus Nagora ( ópera ).
Na Europa apresentou-se em concertos , recitais e óperas em Leipzig, Stuttgart, Viena e Londres, entre outras cidades, sempre com grande sucesso de público e de crítica, especialmente em suas interpretações da Condessa em „As Bodas de Fígaro“, Eurídice e Amor no „Orfeu“de Gluck e Micaela em „Carmen“.
De seu repertório constam também, além de vários oratórios, missas e cantatas, personagens como Liú, Mimi, Frau Fluth, Fiordiligi, Pamina, D. Elvira, Hanna Glavary da opereta „A Viúva Alegre“ e Nedda em „Pagliacci“, além de um vasto repertório camerístico.
A convite da embaixada brasileira, apresentou-se em El Salvador e na Guatemala juntamente com o duo Brasil-América, cantando exclusivamente músicas de compositores brasileiros.
Foi solista convidada na etapa sul-americana do concurso Maazel-Villar de regência, em abril de 2002, na presença do maestro Lorin Maazel,e teve participação especial nas comemorações dos 92 anos do Teatro Municipal de São Paulo, interpretando as canções para soprano e orquestra de Camargo Guarnieri e o “Réquiem” de Gounod..
Estreou junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, com as Bachianas n°5 sob a regência de Roberto Tibiriçá e junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo no espetáculo “Wolfgang”, com o maestro Abel Rocha.
Em sua atividade didática, foi professora de canto da Escola Municipal de Mùsica de São Paulo, da Faculdade de Música Carlos Gomes e professora substituta do Departamento de Música da USP e da UNESP, sendo atualmente professora assistente do Departamento de Música da UFSJ.

 

 
 
elenis@ufsj.edu.br
 
 
 
 
 
 

Última atualização: 23/03/2023