Iura de Rezende
Elogiado pelo jornal alemão Badische Zeitung por seu som que "impressiona pela delicadeza e leveza", o clarinetista Dr. Iura de Rezende consolidou-se como um intérprete e educador de destaque no cenário internacional. Sua arte tem sido apresentada em prestigiosas universidades das Américas e da Europa, bem como em renomadas salas de concerto, como a Tonhalle de Zurique, o Stadt Casino de Basele a Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro.
Como solista, Rezende já se apresentou com conjuntos de destaque, como a Orquestra Sinfônica de Basel, a Neues Orchester Basel e a University of Illinois Wind Symphony. Sua atuação em festivais abrange diversos continentes, com participações no Ticino Musica e Le Jardin des Musiques (Suíça), Festival de Maio (Brasil), Festival Glasbena fabr'ka (Eslovênia), Festival Nacional Alonso Marín (Colômbia) e no Encuentro deClarinetistas em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).
Músico de câmara apaixonado, colaborou com artistas renomados da Europa e das Américas. Entre suas parcerias mais notáveis estão apresentações com sua esposa, a pianista Elisa Galeano; o aclamado violoncelista brasileiro Antonio Meneses; e Boris Lifanovsky, spalla da Orquestra do Bolshoi Ballet. Seu compromisso com a música contemporânea o levou a trabalhar com compositores como George Rochberg (em Contra Mortem et Tempus, para a Fundação Paul Sacher) e Gualtiero Dazzi, em projetos na França e na Suíça. Como integrante do conjunto OFICINA MUSICA VIVA, dedicado à música nova, participou de performances televisivas de obras fundamentais de Messiaen, Berio e Penderecki.
Além dos palcos, ele tem uma contribuição significativa para a educação musical. Com mais de quinze anos de experiência docente no Brasil, foi convidado a ministrar masterclasses em renomadas instituições das Américas e da Europa, como a Universidade de Zagreb, a Universidade de Liubliana, a Universidade Estadual de Louisiana e a Universidade de Iowa, entre outras. Sua produção acadêmica, que inclui pesquisas sobre Narcissus, de Thea Musgrave, apresentadas em congressos como a ANPPOM e a Web Audio Conference 2021 (Barcelona), atesta seu profundo
envolvimento com o repertório e a prática interpretativa do clarinete. Rezende também compartilha seu conhecimento por meio de trabalhos editoriais para a principal publicação brasileira dedicada ao instrumento.
Formação acadêmica: Bacharel pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais),em Belo Horizonte, e mestre pela Academia de Música de Basel, com dupla titulação em Performance (Diploma de Solista, 2004) e Pedagogia do Clarinete (2001). Como bolsista Capes/Fulbright, doutorou-se na Indiana University Bloomington, com especialização em Performance do Clarinete, História da Música e Prática de Música Antiga. Seus méritos artísticos foram reconhecidos em 2020 com o prêmio "RespirArte" da FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) por sua interpretação do Quinteto para Clarinete de Brahms, e em 2023 com uma indicação ao Arnold O. Beckman Award, concedido pelo Conselho de Pesquisa da University of Illinois, nos Estados Unidos. De 2022 a 2025, atuou como Professor de Clarinete na University of Illinois Urbana-Champaign, formando novas gerações de músicos enquanto mantinha uma intensa agenda artística. Em 2025, retornou ao Brasil e à UFSJ para aprofundar sua carreira artística e acadêmica e estar mais próximo de sua família. Iura de Rezende é artista exclusivo das marcas Vandoren e Buffet Crampon.