Leonardo Barreto Linhares
    Nome artístico: Leonardo Barreto
Classe: Professor Adjunto 1 - Saxofone
Número da sala: 2.18
       
       
    leobarretosax@ufsj.edu.br
      http://lattes.cnpq.br/6580952931802112
      
 
 

 

 

Doutor na linha de pesquisa Estudo das práticas musicais (UFMG) com a tese Os choros de Belini Andrade: estilo composicional e suas implicações na performance musical, sob orientação do Prof. Doutor Fausto Borém. Mestre em Performance Musical (UFMG) com a dissertação: "Pro Zeca" de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira, sob orientação do Prof. Doutor Fausto Borém. Bacharel em saxofone (UFMG) sob a orientação do Prof. Mestre Dilson Florêncio. Bacharel em Publicidade e Propaganda (PUC-Minas). Professor de saxofone e improvisação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Professor de saxofone, práticas pedagógicas e disciplinas de música popular da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) de 2011 a 2013. Professor de flauta e disciplinas teóricas no curso de licenciatura em música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix de 2008 a 2014. Chefe do naipe de saxofones da banda sinfônica da UFMG através do programa Pronatec, onde ministrou aulas para os níveis intermediário e avançado de 2012 a 2013. Coordenador do projeto de extensão Roda de choro: resgate e vivência da cultura musical brasileira através da prática e pesquisa em performance na música popular no Departamento de Música da UFSJ (2015-2016), coordenador do projeto de extensão: UFSJazz: um sopro pelas bandas de São João Del-Rei (2016/2017). Participa de diversos projetos artístico culturais na cidade de Belo Horizonte como instrumentista e educador.







 
Formação acadêmica
  • Graduação: Bacharelado em Música - Habilitação em Saxofone, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, 2002; Bacharelado em Publicidade e Propaganda, PUC-MG, 2008.
  • Mestrado: Música - Linha de pesquisa: Performance Musical, Universidade Federal de Minas Gerais, 2007;
  • Doutorado: Performance Musical, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais.


Áreas de interesse
 
  • Saxofone
  • Performance Musical
  • Educação Musical


 
Atividades acadêmicas atuais
  • Professor de graduação
  • Coordenador do Curso de Graduação em música


Disciplinas que leciona
  • Saxofone I a VIII
  • Improvisação na música popular
  • Big Band
  • Flauta Doce
  • Didático do saxofone


 
Produção científica recente

O estilo composicional dos choros de Belini Andrade e suas implicações na performance musical -  Performa '17 (V Congresso da ABRAPEM)

UFSJazz Big Band: um relato da importância de disciplinas nesse segmento para a promoção de interações social, educacional e profissionalizante no Curso de Música da UFSJ- I Colóquio de Educação Musical das Vertentes

Rodas de choro: uma estratégia para a inserção da música popular brasileira na universidade - I Enconro Brasileiro de música popular na universidade (UFRGS)

Homenagem a Paulo Moura de Belini Andrade: aproximações e distanciamentos do choro tradicional- XXV Congresso da Anppom



 
Produção artística recente

Show com Nova Dixie Band (Ipatinga Live Jazz 2017)

Chorando com Belini: os choros de Belini Andrade por vários intérpretes - Produção e gravação de CD

Show de lançamento do CD Chorando com Belini: os choros de Belini Andrade por vários intérpretes (Conservatório UFMG)

Os Três Amigos - Composição (estréia)

Com a pulga atrás da orelha (Composição) - gravação no CD Espere um pouquinho- grupo O quinto do choro)

Gravação do Programa de TV Globo Horizonte (Rede Globo)- Matheus Rodrigues Septeto

Gravação do Programa de TV Segunda musical (TV Assembléia)- Quarteto de saxofones Catavento

Show com Matheus Rodrigues Septeto (Sesc Paladium)

 



 
Projeto de pesquisa em andamento
Choro na Universidade (CNPq) 


 
Projetos e Programas de extensão

UFSJazz Big Band: um sopro pelas "bandas" de Minas Gerais (2016-2018)

Roda de choro:  resgate e vivência da cultura musical brasileira através da prática e pesquisa em performance na música popular, 2015-2016.