Marcos Edson Cardoso Filho
    Nome artístico: Marcos Filho
Classe: Professor Adjunto - Composição e Ed. Musical
Número da sala: 1.15
       
       
    marcosfilho@ufsj.edu.br
      http://lattes.cnpq.br/3109908133031308
    http://www.facebook.com/marcosfilhomusica
    @marcosfilho_
    www.marcosfilho.org
      


 

Marcos Filho possui Doutorado em História Social da Cultura (2013) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; Mestrado em Música (2008) e Graduação em Música (2005) - Habilitação em Composição pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. No ano de 2008 atuou como professor substituto do Departamento de Teoria Geral da Musica da Escola de Música da UFMG ministrando as disciplinas de História e Música, Percepção Musical e Laboratório de Criação. Atualmente é professor no Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei - MG na área de Composição/Educação Musical. Foi coordenador do Inverno Cultural da UFSJ por dois anos. Em 2013 assumiu a Presidência da Fundação Koellreutter e coordena o Projeto Koellreutter 100 Anos com patrocínio do Itaú Cultural. No âmbito da pesquisa e extensão, Marcos Filho coordena o projeto Sons das Vertentes financiado pela Fapemig, orienta projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária e é membro do NEMUB - Núcleo de Estudos em Música Brasileira da UFMG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular brasileira; composição e arranjos; educação musical e criação; e música e tecnologia.
 






 
Formação acadêmica
  • Graduação: Bacharelado em Música - Habilitação em Composição, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005;
  • Mestrado: Música - Linha de pesquisa: Música e Tecnologia, Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008;
  • Doutorado: História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.


Áreas de interesse

  • Criação Musical
  • Música Popular
  • Música Moderna e Contemporânea
  • Educação Musical
  • Música e Tecnologia
  • Musicologia


 
Atividades acadêmicas atuais
  • Professor de graduação
  • Presidente da Comissão de Tecnologias e Ensino à Distância
  • Coordenador do Programa de Extensão Sons das Vertentes
  • Presidente da Fundação Koellreutter


Disciplinas que leciona
  • Criação Musical
  • Arranjos e Transcrições
  • Prática de Conjunto
  • História da Música Popular Brasileira
  • História da Música I


 
Produção científica recente

CARDOSO FILHO, Marcos Edson; RESENDE, C. T. . A cultura da viola caipira na região de São João Del-Rei: uma análise de trajetórias. In: XXV CONGRESSO DA ANPPOM, 2015, Vitória. Anais do XXV CONGRESSO DA ANPPOM, 2015.

CARDOSO FILHO, Marcos Edson. Radiofonias: as múltiplas relações de produção entre o rádio e o disco nos anos iniciais da era elétrica. In: XIV Congresso da Anppom, 2014, São Paulo. Anais do XIV Congresso da Anppom. São Paulo: Unesp, 2014.

CARDOSO FILHO, Marcos Edson. A cultura da gravação e as práticas de estúdio. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013, Natal. Trabalhos Escritos, 2013.

CARDOSO FILHO, Marcos Edson. A Fonografia como Arte Coletiva. In: XXII Congresso da Anppom, 2012, João Pessoa. Anais - Painéis, Comunicações e Pôsteres. João Pessoa: UFPB, 2012. p. 142-149.

CARDOSO FILHO, Marcos Edson. Performance vocal das cantoras na fonografia brasileira: um estudo da sonoridade dos discos na era mecânica (1902-1927). In: Performa'11 - Encontros de Investigação em Performance, 2011, Aveiro. Anais do Performa'11 - Encontros de Investigação em Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. p. 1-11.


CARDOSO FILHO, Marcos Edson . A Fonografia como Arte Sonora. In: Vigésimo Congresso da Anppom, 2010, Florianópolis. XX Congresso da Anppom. Florianópolis : Programa de Pós-graduação em Música - CEART - UDESC, 2010.

Assis, Ana Cláudia ; Lana, Jonas Soares ; Barbeitas, Flávio ; CARDOSO FILHO, Marcos Edson . Música e história: desafios da prática interdisciplinar. In: Rogério Budasz. (Org.). Pesquisa em música no Brasil: métodos, domínios, perspectivas. 1 ed. Goiânia: ANPPOM, 2009, v. 1, p. 5-39.

CARDOSO FILHO, Marcos Edson. Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971). Programa de Pós-Graduação em Música, Mestrado. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2008.

CARDOSO FILHO, Marcos Edson . Vozes sem seus corpos: cantoras femininas na era da gravação mecânica. In: Décimo Sétimo Congresso da Anppom, 2007, São Paulo. XVII Congresso da Anppom. São Paulo : Programa de Pós-graduação em Música - Instituto de Artes - UNESP, 2007.


 
Produção artística recente
Na boca do povo - As Canções de Chico Buarque para a Cena. 2015. Direção musical e performance instrumental.

Concertos Didáticos Funarte - 10 Cidades da região das Vertentes. 2014.

Imagina (Chico Buarque/Antonio Carlos Jobim). 2014. Arranjo.

Meu Caro Amigo (Chico Buarque e Francis Hime). 2014. Arranjo.


Vinheta para Campanha AMAS: Crime de Violência sexual contra crianças e adolescentes, Belo Horizonte, 2011.

Sinfonia Minas - 1o. Movimento, Orquestra Filarmonica de Minas Gerais, Marcelo Lehninger, Palacio das Artes, 2010.

Espetáculo Sarandeiros: Dança Brasil, Palácio das Artes, 2010.


 
Projeto de pesquisa em andamento
Nome da pesquisa: Sons das Vertentes: Laboratório de Memória e Documentação Sonora de São João del-Rei e região, 2015-2016. Apoio da Fapemig.
 


 
Projetos e Programas de extensão
Sons das Vertentes, 2016

Sons das Vertentes, 2015

Sons das Vertentes, 2014

Laboratório de Edição e Digitalização de Partituras e Manuscritos Musicais, 2010.
 



 
Links
Site pessoal e acesso aos materiais das disciplinas:

http://www.marcosfilho.org



 
Informações complementares
Atualmente coordena o projeto "Koellreutter 100 Anos: Música, ensino e memória" com patrocínio do Itau Cultural.