Performance musical: impacto da atividade física nos níveis de ansiedade

Descrição
: Projeto que visa demonstrar o impacto da atividade física nos níveis de ansiedade dos alunos e professores do curso música da UFSJ. Esse é um dos passos para a estruturação de um núcleo de estudos sobre a saúde dos músicos. A perspectiva é consolidarmos esta área com atividades de pesquisa e assistência aos músicos com demanda para atendimento, buscando para tanto um referencial multidisciplinar.

Prof. Sergio Rocha
Duração: 2011-2012




 
Ansiedade Na Performance Musical: Estudo Molecular De Associação E Validação Da Escala De “K-Mpai”
(Doutorado USP)


Descrição: O presente estudo tem como objetivo validar um instrumento de medição da ansiedade na performance musical para a língua portuguesa e avaliar polimorfismos (alterações genéticas) associados à ansiedade em musicistas. A detecção de polimorfismos genéticos associados com a ansiedade em musicistas poderá permitir uma melhor compreensão dos mecanismos moleculares associados a este quadro psíquico que também ocorre em outras situações de exposição em inúmeras áreas de atuação. Além disso, o estudo poderá permitir delinear exames prognósticos e diagnósticos mais precisos, levando a um melhor conhecimento da origem deste transtorno.



s
d
d
d
 
Trajetórias em Contraponto: O Efeito Simbólico do Diploma na Formação Pianística em Cursos Superiores" (Projeto de Doutorado, FAE/UFMG)

Descrição: Tendo como cenário o campo da formação pianística em cursos superiores no Brasil contemporâneo, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o efeito simbólico do diploma nas trajetórias acadêmicas de estudantes da UFSJ e da UFMG. Trata-se de buscar explorar condições sociais de possibilidade do “efeito do diploma”, quer dizer, do poder simbólico que a aquisição de um diploma de nível superior pode exercer sobre aqueles que buscam sua posse. A pesquisa situa-se no cruzamento da sociologia da educação e da sociologia das práticas culturais e privilegiará, na composição de seu quadro teórico, os trabalhos dos sociólogos Pierre Bourdieu (que formula a hipótese do efeito do diploma no desenvolvimento de formas de autodidatismo legítimo) e Bernard Lahire.

Profa. Carla Reis
Duração: Março/2010- Fev/2014





 
Revisão de Aulas Individuais de Instrumento Musical Através De Gravação de Áudio e Vídeo

Descrição: Esta pesquisa pretende experimentar a utilização de novas tecnologias para o melhoramento da conexão da aula individual de instrumento musical com a prática individual usando, como participantes, os alunos de flauta transversal do curso de música da UFSJ.

Prof. Antonio Carlos Guimarães
Duração: 2011