Sofia Leandro Ferreira
    Nome artístico: Sofia Leandro
Classe: Professora Assistente - Violino
Número da sala: 
       
       
    sofialeandro@ua.pt
      http://lattes.cnpq.br/2806747758122164
      
 
 

 

 

Possui Graduação em Música (Bacharelado) pela Universidade de Aveiro (2010), Portugal, onde estudou violino com Zoltán Sánta. Em 2012 concluiu, na mesma instituição, o Mestrado em Ensino de Música, tendo desenvolvido o projeto educativo/dissertação “Iniciação ao violino partilhada por pais e filhos”, sob orientação do Prof. Dr. António Chagas Rosa. Como violinista, integrou várias orquestras, nas quais teve oportunidade de trabalhar com vários maestros de renome nacional e internacional. Destacam-se a Orquestra Clássica de Espinho (como spalla), Remix Orquestra e Remix Orquestra Barroca, Orquestra do Festival de Ópera e Música Clássica de Ponte de Lima, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (antiga Orquestra Nacional do Porto). Em 2009, obteve o 3º prémio no Concurso Nacional Paços’ Premium, o 2º prémio no Concurso Internacional “Cidade do Fundão” e o 3º prémio ex-aequo no Concurso José Augusto Alegria em Évora. Em 2010, foi finalista do concurso para a Bolsa Yamaha. Na área da música de câmara, fundou o Trio Ímpar (saxofone, violino e piano) e trabalhou em duo com a pianista Maria Francisca Fernandes. No Brasil, tem vindo a desenvolver trabalho em duo com o percussionista Bruno Santos. A par da atividade artística, desenvolveu diversos trabalhos na área da educação musical. Foi professora de violino, classes de conjunto e iniciação musical em escolas do ensino artístico do norte de Portugal. Entre 2012 e 2015 fez ainda parte da equipa de colaboradores do Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal), com a qual criou e apresentou concertos e workshops com e para diversas comunidades. Foi também uma das formadoras do Workshop Leader Training Program no Tokyo Bunka Kaikan, Japão. É atualmente professora de violino no Departamento de Música da Universidade Federal de São João del Rei (MG).
 




 
Formação acadêmica
  • Mestrado: Ensino de Música, Universidade de Aveiro, 2012;
  • Graduação: Música, Universidade de Aveiro, 2010.


Áreas de interesse
 
  • Performance musical
  • Performance muldisciplinar envolvendo música
  • Pedagogia do instrumento
  • Projetos sociais em música
  • Improvisação e criação musical em conjunto


 
Atividades acadêmicas atuais
  • Professora de violino
  • Colaboradora no projeto de extensão "Educar para Preservar", através da Orquestra Escola da Lira Sanjoanense
  • Orientação de Estágio em violino
  • Professora de violino


Disciplinas que leciona
  • Violino
  • Práticas Formativas: Oficina de Performance
  • Prática Musical em Conjunto
  • Excertos Orquestrais de Violino
  • Música em Comunidade


 
Produção científica recente

LEANDRO, Sofia. Da história ao verso, do poema à canção: literatura e música numa experiência criativa em sala de aula. I Colóquio de Educação Musical das Vertentes. Anais. 2017. No prelo.

LEANDRO, Sofia. Do conto ao concurso: collective songwriting with children from 8 to 10 years old. Music for and by children, v. 1, n. 1, 2017. No prelo.

LEANDRO, Sofia. Quatro canções sobre poemas de Luís de Camões: composição coletiva na sala de aula. XI Conferência Regional Latino-Americana de Educação Musical da ISME. Anais. 2017. Acessível em: http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/isme/2017/paper/view/2497/1263

LEANDRO, S. Iniciação ao violino partilhada por pais e filhos. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Música) - Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012.



 
Produção artística recente

Duo com o percussionista Bruno Santos (violino e percussão);

Trio com piano: Sofia Leandro (violino), Isabele Alves Guimarães (violoncelo), Ricardo Castelo Branco (piano)

 



 
Projeto de pesquisa em andamento
Iniciação Científica: “A atuação de músicos licenciados em projetos sociais da microrregião de São João del Rei”. Orientando: Marcos Vinicius Barbosa


 
Projetos e Programas de extensão

Educar para Preservar - desde abril de 2017




 
Links