Período Emergencial 2020



Periodo Emergencial na UFSJ

A UFSJ visando mitigar os efeitos da pandemia COVID-19 estabeleceu diretrizes para o retorno gradual e monitorado das atividades de Ensino e Pesquisa envolvendo os Programas de Pós-Graduação. A seguir é apresentada a legislação institucional pertinente:

Resolução 009 UFSJ/CONEP de 24 de agosto de 2020. Regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de pós-graduação da UFSJ durante o período de pandemia da doença COVID-19. clique aqui

Plano de Trabalho da PROPE. Apresenta diretrizes para as Atividades da Pós-Graduação no Período Emergencial. visite o site aqui

Calendário dos Períodos Emergencias. Estabelece o Calendário dos Períodos Emergencias - clique aqui

 

Segundo Periodo Emergencial - FQMAT (2021)

 

Quadro de Horários das UCs no Segundo Periodo Emergencial (2021)

 

Lista de UCs oferecidas no Segundo Período Emergencial no modo ERE (2021): 

UCs Obrigatórias - modo ERE:

 - Ciências dos Materiais I (60h) - Prof. Wagner - Plano de Ensino

- Ciências dos Materiais II (60h) - Prof. André - Plano de Ensino

 

- Seminários em Física e Química dos Materiais I B (30h) - Prof. Schiavon/ Prof. Marcelo - Plano de Ensino

- Seminários em Física e Química dos Materiais II B (30h) -  Prof. Schiavon/ Prof. Marcelo - Plano de ensino

 

UCs Eletivas - modo ERE: 

- Polímeros - Prof. Luiz Gustavo (60h) - Plano de Ensino

- Estado Sólido (60h) - Prof. Juan - Plano de Ensino

 

Matrícula no Segundo Período Emergencial (2021)

Devido a problemas técnicos no SIGAA, que se encontra em implantação, neste momento as matrículas ainda serão realizadas diretamente na secretaria do Programa. 

Assim, considerando as UCs que serão oferecidas, seus respectivos horários e planos de ensino apresentados acima, preencha o Formulário de Matrícula (clique aqui para fazer download) com as UCs que pretende cursar no modo ERE. Depois de assinado pelo aluno e orientador enviar para o e-mail do programa (fqmat@ufsj.edu.br) no formato pdf. 

De acordo com o Calendário do Período Emergencial, as matrículas poderão ser realizadas entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2021. A aulas terão início no dia 25/01/2021.

No Formulário de Matrícula, é preciso colocar o número de matrícula do aluno. Este número de matrícula é o número do sistema SIGAA. Assim, quem ainda não se cadastrou no SIGAA, deverá fazê-lo no link do SIGAA. Para se cadastrar, o Número de Matrícula deverá ser solicitado previamente à Secretaria do Programa no e-mail fqmat@ufsj.edu.br. 

Nos Períodos Emergenciais o Programa somente aceitará solicitação de matrícula de disciplinas Isoladas de alunos regularmente matriculados na UFSJ. Neste caso, para efutuar seu pedido de inscrição em Disciplina isolada envie o formulário de Solicitação como Discente Especial (clique aqui para fazer o download) e envie à Secretaria do Programa. Após a confirmação pelo professor responsável pela UC a secretaria informará a confirmaçào da Inscrição. 

 

 

 

Primeiro Periodo Emergencial (2020) - FQMAT

 

Quadro de Horários das UCs no Primeiro Periodo Emergencial 

 

Lista de UCs oferecidas no Primeiro Período Emergencial no modo ERE: 

UCs Obrigatórias - modo ERE:

 - Ciências dos Materiais I (60h) - Prof. Schiavon - Plano de Ensino

- Seminários em Física e Química dos Materiais I A (30h) - Prof. Juan/ Prof. Keyller - Plano de Ensino

- Seminários em Física e Química dos Materiais II A (30h) -  Prof. Juan/ Prof. Keyller - Plano de ensino

 

UCs Eletivas - modo ERE: 

- Materiais Semicondutores - Prof. Horácio (60h) - Plano de Ensino

- Técnicas de Caracterização de Materiais B (60h) - Prof. Arnaldo - Plano de Ensino

- Espectroscopia Fundamental Aplicada (60h) - Prof. Clebio - Plano de Ensino

- Termodinâmica e Mecânica Estatística (60h) - Prof. Jander - Plano de Ensino

 

UCs Tópicos Especiais - Modo ERE

- Tópicos Especiais: Materiais Compósitos Avançados (45h) - Prof. Túlio - Plano de Ensino  
 
- Tópicos Especiais: Eletrodos Modificados (60h) - Prof. Arnaldo - Plano de Ensino

 

Matrícula no Primeiro Período Emergencial 

Devido a problemas técnicos no SIGAA, que se encontra em implantação, neste momento as matrículas serão realizadas diretamente na secretaria do Programa. 

Assim, considerando as UCs que serão oferecidas, seus respectivos horários e planos de ensino apresentados acima, preencha o Formulário de Matrícula (clique aqui para fazer download) com as UCs que pretende cursar no modo ERE. Depois de assinado pelo aluno e orientador enviar para o e-mail do programa (fqmat@ufsj.edu.br) no formato pdf. 

De acordo com o Calendário do Período Emergencial, as matrículas poderão ser realizadas até o dia 11/09/20, mas as aulas terão início no dia 08/09/20.

No Formulário de Matrícula, é preciso colocar o número de matrícula do aluno. Este número de matrícula é o número do sistema SIGAA. Assim, quem ainda não se cadastrou no SIGAA, deverá fazê-lo no link do SIGAA. Para se cadastrar, o Número de Matrícula deverá ser solicitado previamente à Secretaria do Programa no e-mail fqmat@ufsj.edu.br. 

Nos Períodos Emergenciais o Programa somente aceitará solicitação de matrícula de disciplinas Isoladas de alunos regularmente matriculados na UFSJ. Neste caso, para efutuar seu pedido de inscrição em Disciplina isolada envie o formulário de Solicitação como Discente Especial (clique aqui para fazer o download) e envie à Secretaria do Programa. Após a confirmação pelo professor responsável pela UC a secretaria informará a confirmaçào da Inscrição. 

 

 

Informações Sobre Acesso aos Laboratórios

Diante da Pandemia causada pela COVID-19, de algumas incertezas e de novas Resoluções dentro da UFSJ, torna-se importante reafirmar o artigo 28, § 2o da Resolução 009/CONEP 2020 que regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de pós-graduação da UFSJ durante o período de pandemia da doença COVID-19. 

 

Art. 28. O uso de laboratórios da UFSJ será restrito à realização de atividades apenas para conclusão dos projetos de pesquisa relacionados à pós-graduação e obedecerá aos protocolos de biossegurança e às normas de segurança da Instituição e da legislação vigente. 

§ 1o Para utilização do laboratório, os discentes e docentes deverão apresentar pedido com justificativa do professor orientador e um termo de responsabilidade assinado, que informe a atividade a ser exercida, frequência e período de sua execução, bem como a adequação do seu exercício aos critérios estabelecidos pelos coordenadores de laboratórios e pela Subcomissão de Biossegurança de cada campus da UFSJ. 

§ 2o O termo de que trata o parágrafo anterior deverá ser aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação e deverá registrar a anuência do coordenador do laboratório, do chefe de Departamento ou do diretor de Centro, o qual, para deliberar sobre a utilização, deverá obter um parecer do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da UFSJ. 

§ 3o São atribuições dos coordenadores de laboratório: 

I – o controle dos fluxos de utilização do laboratório e da sua adequação às normas de segurança institucionais e nacionais; 

II – a manutenção de registro de entrada e saída dos laboratórios. 

 

É importante salientar também, que o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da UFSJ  NÃO recomenda atividades presenciais. As chefias de Departamento deverão analisar as solicitações das atividades em que for imprescindível a realização de forma presencial, à luz do Protocolo de Biossegurança e Conduta da UFSJ para a Pandemia de COVID-19 (https://ufsj.edu.br/comitecovid/documentos.php), além das Resoluções vigentes.

 

Informações sobre Estágio Docente

De acordo com a Resolução CONEP 009, que regulamenta o Ensino Remoto Emergencial para os Cursos de Pós-Graduação na UFSJ durante a pandemia temos o Artigo 27: 

Art. 27. Será assegurado ao discente o oferecimento do estágio de docência desenvolvido, preferencialmente, com o exercício de atividades de docência implementadas junto às UC ofertadas remotamente.

Desta forma, os interessados em realizar estágio deverão procurar os professores responsáveis pelas unidades Curriculares oferecidas, bem como as Coordenadorias dos respectivos cursos para obter informações sobre procedimento para inscrição. Os procedimentos podem variar para cada coordenadoria. 

 

Informações sobre Auxílio Inclusão Digital 

PROPE e a PROAE comunicam que foram divulgados os Editais de Auxílio Inclusão Digital (aquisição de equipamento e acesso à Internet) para os discentes da pós-graduação stricto sensu.
 
Todas as informações referentes aos editais estão disponíveis no site da PROPE. Clique aqui para acessar os Editais.