Profa. Carina Maria Guimarães Moreira - docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFSJ

Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e dos cursos de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Teatro da Universidade Federal de São João del Rei. Diretora e dramaturga. Tem graduação em Artes Cênicas (UFOP; 2006), mestrado e doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO; 2006 e 2014) e realizou o pós-doutorado na UNICAMP em 2017, desenvolvendo a pesquisa Zumbi e Madame Satã: a cultura popular e as formas de produção na cena contemporânea brasileira. Atua principalmente no campo de investigações sobre teatro político, reunindo seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão no Núcleo de Estudos em Teatro Político NETEP, que coordena, do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena GPHPC/UFSJ, do qual atualmente é vice-líder. Destaca-se também a criação e coordenação do Coletivo Fuzuê, grupo de teatro universitário para onde conflui grande parte do trabalho desenvolvido como diretora e dramaturga no desenvolvimento de investigação e prática laboratorial cênica. Coordenou o processo de criação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei (PPGAC/UFSJ) (2015-2016) e atualmente o coordena (2020-). Trabalha principalmente com Teatro Político, Direção Teatral e Cultura Afro-Brasileira, com ênfase, nos últimos anos na compreensão da relação entre teatro e luta de classes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9370475068494976

Última atualização: 12/07/2022