Em construção...
 

 

 

 
Laboratório de Otimização de Sistemas Motrizes - LOSIM
Convênio ECV - 023/2004 Eletrobrás/UFSJ
 
 
 O objetivo deste laboratório é “tornar-se referência para estudos de eficiência energética de consumidores industriais”, além de proporcionar aos pesquisadores, alunos e técnicos de indústrias da região, um laboratório capaz de proporcionar, uma experimentação com os equipamentos, instrumentos e tecnologias, que realmente são usadas na indústria.
 
Conceitualmente o grande desafio deste projeto é a sua abrangência e ambição, como proposta no seu plano de aplicação:

a) Tem por finalidade a simulação das condições operativas dos equipamentos de forças motrizes mais comuns;

b) Tornar-se referência para estudos da eficiência energética de consumidores industriais;

c) Permitir a realização de pesquisa e difusão de informações técnicas e de tecnologias mais atuais sobre eficiência energética.
 
Assim, o desafio foi montar um laboratório que atenda com à pesquisa, ensino e treinamento. Como resposta ao desafio colocado, foi montado um laboratório onde os módulos de carga são bancadas didáticas, mas construídos com equipamentos, sensores, transdutores e instrumentos usados atualmente na indústria.
 
Os módulos de carga são montados com materiais e tecnologias, comercialmente disponível, reproduzindo uma planta industrial para trabalhar dentro da faixa nominal de operação de cada equipamento, monitorados por sensores e transdutores com grau de precisão menor ou igual a 0,5%.