Perspectivas para povos tradicionais pauta palestra de encerramento do XX CPC

Publicada em 25/05/2023 - Fonte: ASCOM

Termina nesta sexta, 26, o XX Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XX CPC). A palestra de encerramento está agendada para as 15h, no auditório da Biblioteca do Campus Dom Bosco. O convidado é o advogado Rozembergue Batista Dias, coordenador geral de Políticas para Quilombolas, da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, do Ministério da Igualdade Racial. O palestrante fala à comunidade universitária sobre experiências e possibilidades para os povos acolhidos por aquele Ministério, com transmissão pelo canal da TV UFSJ no YouTube.

Rozembergue descende de quilombolas do cerrado. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás, e pesquisa a temática do direito territorial quilombola.A cerimônia traz também uma apresentação especial, a dos músicos ligados ao projeto de extensão Pequenos Grandes Violinistas. Em seguida, serão entregues, a partir das 16h15, as premiações para alunos e professores cujos trabalhos tenham alcançado destaque na atual edição do CPC.

Pequenos Grandes Violinistas
O programa de extensão Pequenos Grandes Violinistas da UFSJ é dedicado ao ensino coletivo de violino a crianças dos 3 aos 12 anos. De acordo com os coordenadores, tocando violino, a criança pode aprofundar os sentidos diretamente ligados à prática instrumental, como audição, visão e tato, além de aprender mais sobre convívio, partilha e comunicação não-verbal. Tendo em conta a adequação das atividades à faixa etária dos alunos e buscando valorizar as relações interpessoais próprias do contexto de aprendizagem coletiva, são estratégias de integração de brincadeiras nos procedimentos de arranjos musicais.