UFSJ participa de projeto internacional para modernização da malha ferroviária de Minas Gerais

Publicada em 25/05/2023

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é uma das três instituições mineiras de ensino público superior que vai participar de um projeto internacional para a modernização da infra-estrutura da malha ferroviária mineira. O Memorando de Entendimentos foi assinado essa semana, na Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais. Além do reitor Marcelo Andrade, participaram representantes da Universidade Federal de Viçosa, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais (NDF), do Birmingham Centre of Railway Research and Education (BCRRE), da Universidade de Birmingham (Reino Unido) e da Fapemig.

Além da modernização da malha mineira, que é a maior do Brasil, com cinco mil quilômetros, ligando 180 municípios e sendo o principal polo de entroncamento entre as regiões norte e sul, responsável por grande parte do escoamento da produção de grãos e minério, o NDF é responsável, ainda, pelo treinamento de pessoal, pesquisas e desenvolvimento para geração e transferência de novas tecnologias.O presidente da Fapemig, Paulo Beirão, destacou a pertinência da proposta e afiançou que a Fundação está pronta para aderir e apoiar ações baseadas em ciência e tecnologia que tenham impacto potencial no desevolvimento econômico e social do Estado.

Para o reitor Marcelo Andrade, que foi acompanhado pelos professores Nei Brito, do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção (DEMEP), e José Antônio da Silva, do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF), pesquisadores e integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Ferroviário de Minas Gerais, a iniciativa é importante não só para a UFSJ mas para Minas e o próprio país. “A UFSJ tem marcado presença junto à sociedade de maneira efetiva. Contribuir para o desenvolvimento de um projeto como esse, que impacta econômica e socialmente não só nosso Estado, mas o próprio Brasil, é motivo de muito orgulho para nossa comunidade”, afirmou.

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas