Artigo sobre autismo publicado em periódico internacional

Publicada em 25/05/2023

A professora do Departamento de Psicologia da UFSJ (Dpsic), Mônia Aparecida da Silva, é uma das autoras do artigo Estigma e conhecimento sobre o autismo no Brasil: um estudo psicométrico e de intervenção, publicado recentemente em edição especial do “Journal Autism: The International Journal of Research and Practise”, intitulada “Autism Reaserch in Global Context” (Pesquisa em autismo num contexto global). O trabalho reúne pesquisadores de outras instituições, como a Universidade Federal da Grande Dourados, a Universidade Regional do Cariri, no Ceará, e o College of Staten Island, nos Estados Unidos.

Segundo a docente da UFSJ, o artigo apresenta os estudos de evidências psicométricas para o Brasil da Escala de Estigma sobre o Autismo (EARPA) e Escala de Conhecimento sobre Autismo (ECAT), criadas pela pesquisadora norte-americana Kristen Gillespie-Lynch com a ajuda de pessoas com autismo, e adaptadas para o Brasil pelos mesmos autores em um estudo prévio. Os autores do Brasil entraram em contato com a pesquisadora Kristen Gillespie-Lynch para adaptarem e investigarem as propriedades psicométricas das escalas para o país, a partir de um estudo de colaboração envolvendo quatro universidades, inclusive a UFSJ. “A partir disso, os autores também decidiram realizar a adaptação para o Brasil de um treinamento on-line para melhorar o estigma e o conhecimento das pessoas sobre o autismo, testando como ele funcionava na amostra brasileira”, explica Mônia. A pesquisa sobre a percepção do autismo envolveu mais de 600 participantes brasileiros, que em sua maioria eram brancos e estudantes universitários do sexo feminino.

Publicação de renome
O grupo de pesquisadores começou a se reunir em 2019, tendo produzido desde então outros artigos sobre autismo, e hoje comemora essa publicação internacional. É que o “Journal Autism: The International Journal of Research and Practice” é um dos mais reconhecidos periódicos no mundo na área. Seu fator de impacto atual é 6.684 pontos, considerando que este índice foi, nos últimos cinco anos, de 7.525. “O fator de impacto é uma medida que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico. Esse valor é muito alto, considerando as médias de fator de impacto para os periódicos científicos”, ressalta a professora Mônia.

Confira quem assina o artigo publicado:
#Ana Gabriela Rocha Araújo, doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cuja dissertação deu origem ao trabalho
#Mônia Aparecida da Silva, docente da UFSJ
#Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, professor da Universidade Regional do Cariri (URCA/CE)
#Regina Basso Zanon, professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
#Kristen Gillespie-Lynch, professora de Psicologia no College of Staten Island (EUA). Pesquisadora reconhecida pelos trabalhos na neurodiversidade, que utiliza uma abordagem multimétodos, tendo a participação de pessoas com autismo entre os colaboradores no desenvolvimento das pesquisas no tema.

Saiba mais
O artigo, no original em inglês, Stigma and knowledge about autism in Brazil: a psychometric and intervention study, pode ser acessado neste link.