Mulheres cientistas da UFSJ aprovam projeto inovador no Biominas Brasil

Publicada em 02/06/2023 - Fonte: ASCOM

A spin-off Repairnanotech foi selecionada no programa de pré-aceleração Biominas Brasil. Coordenada pelas professoras da UFSJ Raquel Alves Costa e Erika Alvarenga, do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM), também fazem parte da equipe a mestranda Sabrina Vieira Lima (PPGCM) e a doutoranda Raisa Mileib Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE).

A Repairnanotech vem trabalhando com o que há de mais inovador no desenvolvimento de produtos à base de biogel de colágeno associado a nanomateriais de ouro e proteínas para aplicação tópica e sistêmica, que melhoram esteticamente a cicatrização, diminuindo esse tempo, o que reduz o tamanho das cicatrizes, melhorando, consequentemente, a deposição de colágeno.

De acordo com a professora Raquel, esse material já tem patente depositada. “Conseguimos utilizar hoje um colágeno heterólogo (de animais) que já é escalonado. Almejamos conseguir parceria com uma farmacêutica, para fazermos o co-desenvolvimento e avançarmos nas boas práticas laboratoriais exigidas para liberação do medicamento pela Anvisa e realização de testes clínicos.”

Paulo Granjeiro, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (NETEC), analisa o significado dessa conquista para a inovação na UFSJ: “Essa é mais uma importante conquista que demonstra que, na UFSJ, temos pesquisadores e conhecimento para transformar em negócios. Nossos talentos, que são o capital humano da instituição, estão sendo reconhecidos em programas de pré-aceleração de startups, que selecionam as melhores ideias de negócios.”

BioStartup Lab 7
O BioStartup Lab é um programa de pré-aceleração voltado para negócios em bio. Para além da criação de startups e desenvolvimento de projetos, é um movimento de mudança na mentalidade de pesquisadores e cientistas em todo o país.

Para a 7ª rodada do BioStartup Lab, foram selecionadas 20 startups, dos 82 inscritos de 17 estados brasileiros. Nesta edição do programa, foram selecionados projetos que desenvolvem soluções promissoras em biotechs, techbio, health techs, food techs e green techs, com o objetivo de fortalecer os negócios e gerar inovações em Ciências da Vida, especialmente no Brasil.

Serão priorizados negócios em fases iniciais de desenvolvimento, preferencialmente aqueles que se voltam para tecnologias em TRL 1 a 4: da ideação até projetos que tenham validação experimental.

Os selecionados seguirão para a próxima fase, que marcará o início do BioStartup Lab, a pré-aceleração da Biominas. Durante dez semanas, as equipes selecionadas terão a oportunidade e o suporte especializado para validar suas soluções e desenvolver as habilidades empreendedoras dos seus times. As equipes pré-aceleradas contarão com mentorias, aulas e treinamento desenvolvidos especialmente para bio negócios, baseados nas particularidades do setor, tais como longo tempo de desenvolvimento, propriedade intelectual, aspectos regulatórios e investimentos na área.

Mais informações sobre o programa Biominas nos links:
https://www.instagram.com/p/Crld7DJsRF3/?igshid=NjZiM2M3MzIxNA==
https://conteudo.biominas.org.br/biostartup-lab

Na foto, as pesquisadoras Sabrina, Raquel, Erika e Raísa apresentam o biogel patenteado.