Documentário mapeia vivências trans na Universidade

Publicada em 22/09/2023

Ariel Pires e Ju Castello, estudantes do curso de História da UFSJ, apresentam o documentário (In)visíveis, que mapeia as vivências trans na Universidade. Esse trabalho cinematográfico surge como resultado das incursões dos alunos no curso Memória e Documentário, ministrado pela professora Cássia Rita Louro Palha em colaboração com o Laboratório de Imagem e Som (LIS).

(In)visíveis está na agenda da Primavera de Museus, em cartaz neste sábado, 23, às 10h, no Museu Casa Padre Toledo em Tiradentes. Após a exibição, Ju e Ariel conversam com a plateia sobre as experiências que marcaram essa produção.

Em entrevista exclusiva para a UFSJ, os produtores detalham os caminhos da inspiração que resultaram no documentário, seus objetivos e expectativas.

O que motivou a escolha dessa temática?
A temática escolhida tem relação principalmente com nossa vivência como pessoas não-binárias que estudam na UFSJ, assim como a necessidade de potencializar a escuta de pessoas que também se identificam como trans no ambiente universitário. Muitas vezes, essas pessoas passam despercebidas na Universidade, na cidade e nas campanhas LGBTQIAP+. Queríamos dar voz a essas experiências invisíveis.

Como surgiu a ideia de criar esse documentário?
A ideia nasceu de uma conversa entre nós dois, que somos um casal trans. Nessa conversa, expusemos as barreiras que enfrentamos para acessar o ensino superior e de como falar sobre essas experiências poderiam auxiliar os ingressantes na universidade a buscar apoio nas pró-reitorias e a se permitir existir e resistir. Nossa história não é sempre linda, mas ela diz muito sobre como conseguir estar em espaços que constantemente nos dizem não.

Qual é o principal objetivo do filme?
Promover mudanças nas políticas internas de acolhimento, não apenas na UFSJ, mas nas universidades em geral. Sentimos que é nosso dever criar um espaço para acolher aqueles que são como nós e que muitas vezes são silenciados nesse ambiente. Queremos conscientizar nossos colegas sobre as múltiplas formas de violência que enfrentamos constantemente e tentar mudar o pensamento dessas pessoas.

Que resultados vocês esperam alcançar?
(In)visíveis é resultado de um processo de ressignificação da dor e da incompreensão que sentimos nos últimos anos como estudantes da UFSJ. Esperamos que ele provoque reflexões e diálogos sobre as experiências trans no ambiente acadêmico e que, ao compartilhar essas histórias, possamos contribuir para um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

Texto e produção: Dávila Martins (ASREC)