Vanessa da Mata, Hermeto Paschoal e Orquestra Francesa são atrações deste final de semana

Publicada em 17/07/2009

Grandes shows e espetáculos em praça pública, mostras de filmes e vídeo, teatro e música erudita são os destaques da programação do Inverno Cultural neste fim de semana. A cantora Vanessa da Mata, que se apresenta na sexta-feira (17), às 22 horas, se despede da turnê do disco “Sim” no Palco do Inverno (Av. Pres. Tancredo Neves). No repertório, músicas como “Não Me Deixe Só”, “Ainda Bem” e “Vermelho”. Antes, às 20 horas, no Teatro do Campus Santo Antônio (Praça Frei Orlando 170, Centro), alunos e professores das 20 oficinas de música, juntos, apresentam concerto de encerramento.

No sábado (18), a principal atração é o show “O som nosso de todo dia”, de Hermeto Pascoal e Aline Morena, também no Palco do Inverno, às 22h. Na abertura, junto com a Orquestra Popular Livre, de São João del Rei, Hermeto apresenta em primeira mão a canção inédita “Viva São João e seu povo”, que ele compôs em homenagem à cidade, durante o 13º Inverno Cultural, realizado há nove anos. Pela manhã, tem teatro de rua, com os alunos da oficina “Presença de palco”, apresentando espetáculo de encerramento do curso, no Largo da Igreja de São Francisco de Assis. Mais tarde, às 11h30, é a vez dos alunos da Oficina de Banda se apresentarem, nos jardins do Centro Cultural e Social do 11º BIMth (Av. Hermínio Alves, s/nº – Centro).

O destaque do domingo (19), dia de encerramento do Inverno Cultural, acontece logo pela manhã, às 10 horas, com a apresentação da orquestra francesa Brass Band Mèditerranèe no Palco do Inverno. Esta orquestra de cornetas, pistões e tubas, com 30 músicos, apresenta-se como evento oficial do Ano da França no Brasil. Às 17 horas, na Sala Multimídia do Centro Cultural da UFSJ (Praça das Chagas Viegas, 17, Centro), será exibido o filme “A Baronesa Transviada” (1957), de Watson Macedo, encerrando a Mostra de filmes Grande Otelo, parte integrante do conjunto de homenagens ao ator.

Outro destaque é a exposição “Grande Otelo: identidades em trânsito”, com curadoria de Márcia Moon, que fica em cartaz no Centro Cultural da UFSJ até 10 de agosto. A 22ª edição do Inverno Cultural da UFSJ encerra-se com show de Maurício Tizumba, às 22 horas, no Palco do Inverno.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Destaques de sexta-feira (17 de julho):

- Show Vanessa da Mata

Em fase de lançamento promocional do novo projeto, o DVD “Multishow ao Vivo - Vanessa da Mata”, a artista se despede da turnê do disco “Sim” nos shows que fará em julho. Dia 17, ela sobe ao palco do Festival de Inverno de São João Del Rey. Vanessa da Mata chega acompanhada por sua banda formada por: Davi Moraes(guitarras), Donatinho (teclados), Stephane San Juan (bateria) e Alberto Continentino (baixo).

No repertório, músicas como “Não Me Deixe Só”, “Ainda Bem” e “Vermelho”.Ainda no final deste mês, a artista inicia os ensaios do show de lançamento do novo trabalho, que reúne as canções dos três CDs da carreira. O “Ao Vivo” é uma celebração ao crescimento e reconhecimento artístico que a cantora obteve desde que apresentou ao público seu primeiro disco. Nele estão presentes sucessos como “Amado”, “Ai Ai Ai “, “Boa Sorte” e muitos outros. O projeto que inclui DVD e CD e foi lançado em maio, já é Disco de Ouro e DVD de Platina.

- Concerto

Apresentação do Concerto de alunos e professores das Oficinas de Música do 22º Inverno Cultural, no Teatro do Campus Santo Antônio (Praça Frei Orlando, 170 – Centro), às 20h. Neste concerto poderemos apreciar a produção conjunta de professores e alunos das Oficinas de Música desta edição do Inverno. Em formações instrumentais diversificadas e repertórios interessantes e instigantes, a atuação conjunta de professores e alunos traz à tona todo o processo de estudo e aprendizagem realizado, possibilitando uma rica troca de experiências.

Destaques de sábado (18 de julho):

- Show Hermeto Paschoal e Aline Morena

“O som nosso de todo dia” é o título do show que Hermeto Pascoal e Aline Morena realizam neste sábado, às 22 horas, no palco do Inverno. Na abertura do espetáculo a Orquestra Popular Livre, de São João del Rei, e Hermeto Paschoal apresentam a canção inédita “Viva São João e seu povo”, que o multinstumentista compôs em homenagem à cidade, durante o 13º Inverno Cultural, realizado há nove anos.

- Teatro de Rua

Apresentação dos alunos da oficina – Presença de Palco: música, canto-cena-expressão, de Alexandrino Du Carmo, que compuseram um concerto cênico-musical baseado no tema do Inverno Cultural. A apresentação acontece no Largo da Igreja São Francisco de Assis, às 10h.

- Apresentação Musical

Encerramento da oficina de Banda do 22º Inverno Cultural. A apresentação acontece nos jardins do Cesc – Centro Cultural e Social do 11º BIMth ((Av. Hermínio Alves, s/nº – Centro).

- Encerramento da Mostra de filmes e palestra de Humberto Mauro

Foram realizadas, ao todo, três etapas do programa, exibindo curtas-metragens de Humberto Mauro da época do Instituto Nacional do Cinema Educativo, com sessão comentada de “Descobrimento do Brasil’, elemento fundador do Instituto. O programa foi coordenado por Juliana Braga – mestranda em Cinema NA Escola de Belas Artes da UFMG e estudiosa da obra do cineasta Humberto Mauro.

- Espetáculo Teatral: “Espreme que sai sangue”

O espetáculo da Cia Malarrumada de Teatro, conta a história de três crimes passionais que se tornam notícias de jornal, enfocando situações trágicas e absurdas que permeiam nosso dia a dia. Manchetes que hoje causam espanto e comoção, mas que depois só servirão para embrulhar os peixes do dia seguinte. O espetáculo mergulha no universo do jornal, percorrendo o caminho que uma notícia faz até se tornar manchete de capa.

Com direção de Eduardo Moreira, a peça será encenada no Bairro de Matozinhos (São João Del Rei), às 16h. Classificação Livre. Duração: 50min.



Destaques de domingo (19 de julho):

- Apresentação Musical – “Brass Band Mediterraneé”

A apresentação da “Brass Band Mèditerranèe” une virtuosismo instrumental ao bom humor e alegria no palco. Vindos de Nice (França), suas apresentações caracterizam-se pela originalidade e novidade, com espaço para o improviso e o inusitado.

Fascinante e divertida performance musical que conta também com a participação cênica de músicos e maestros.

Destinado ao público de todas as idades, a atração acontece no Placo do Inverno (Av. Pres. Tancredo Neves – Centro), às 10h.

- Espetáculo Infantil – “Lampiãozinho e Maria Bonitinha”

O espetáculo, que será apresentado no Teatro Municipal (Avenida Hermínio Alves, 170 – Centro), às 16h, é um divertido musical infantil que homenageia de forma singela a história dos cangaceiros, Lampião e Maria Bonita, fazendo alusões a fatos, costumes e curiosidade da época.

Com duração de 55 minutos, a história se passa no mundo dos insetos. Toda a aventura começa na pequena cidade de Vila Bela do Melado e vai se desenrolando pelo sertão, onde o bando de Pirilampo Lampião, um misto de justiceiros e assaltantes, são perseguidos pela polícia volante do tenente Muriçoca Bezzerra. Nesse mundo de insetos, os personagens usam diversos armamentos para se defenderem, tais como bombas de inseticida (espingarda), mata-moscas (peixeiras) e grandes bodoques de “gravetos” (pistolas) e como munição usam sementes de seriguela, umbu e melancia.

Referências aos personagens históricos estão constantemente presentes nessa grande aventura do sertão nordestino: Marimbondos Revolucionários da Coluna Prestes, Maria Joaninha, Corisquinho Fogoió, Sargento Rufino Moriçoca, Padim Ciço Louva-Deus e muitos outros. A história de amor entre Lampião e Maria Bonita é levada em cena com muito humor e fantasia. A peça é dirigida por Yuri Simon.

- Encerramento da Mostra de Filmes de Grande Otelo

O longa-metragem de 1957, “A Baronesa Transviada”, de Watson Macedo, encerra a Mostra de Filmes Grande Otelo. Durante uma semana, foram exibidos quatro grandes sucessos do artista que marcaram época no cinema brasileiro. A sessão de “A Baronesa Transviada” ocorre às 17 horas, na Sala Multimídia, no Centro Cultural da UFSJ (Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, Centro).

- Apresentação Musical: Maurício Tizumba e Trio

Local: Palco do Inverno (Av. Pres. Tancredo Neves), às 22h.

Destaque Especial: acontece até 10 de agosto

Exposição sobre Grande Otelo tem quatro instalações dinâmicas e interativas que convidam o público a “passear” pela carreira do artista.

Estimular os sentidos, a emoção e a curiosidade do público com instalações baseadas na trajetória multifacetada de um dos maiores nomes da arte brasileira, é a proposta da exposição “Grande Otelo: Identidades em Trânsito”, que está em cartaz até 10 de agosto, no Centro Cultural da UFSJ (Praça Dr.Augusto Bás Chagas Viegas, 17 – Centro). De acordo com a curadora e cenógrafa Márcia Moon, que assina a exposição, as quatro instalações abordam a vida, obra e peculiaridades de Grande Otelo. “Trata-se de uma expografia não didática, nem descritiva dessa grande personalidade. São instalações que volumetricamente não possuem características de uma exposição informativa. A identidade visual remete à concepção gráfica da arte urbana, dando um tom contemporâneo a essa homenagem”, diz.