Queremos saber: como estão as políticas de gestão da UFSJ?

Publicada em 06/12/2023

A Pesquisa de Autoavaliação Institucional 2023 já está disponível para a comunidade acadêmica responder. O objetivo deste ano é avaliar as políticas de gestão da UFSJ, que envolvem condições de trabalho dos servidores e ações para melhoria nas atividades de ensino e pesquisa. Participe!

A Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA), que elabora e analisa as pesquisas, destaca a importância do parecer de docentes, técnicos administrativos e alunos quanto às suas vivências na Universidade para o apontamento de melhorias e ajustes a serem implementados pela gestão.

Em 2021, foram avaliadas as políticas acadêmicas; em 2022, a infraestrutura e, agora, as políticas de gestão, que finalizam o terceiro e último ano do ciclo avaliativo, momento em que também as duas anteriores são retomadas na análise. Por esse motivo, participar da pesquisa deste ano contribui para um diagnóstico geral do cenário acadêmico da UFSJ.

O que será avaliado neste ciclo
De modo geral, alunos, docentes e técnicos podem classificar as políticas de gestão em uma escala de 1 a 5, sendo muito ruim o número mais baixo e muito bom o número mais alto. Categorias como ações e/ou investimentos da gestão; composição e funcionamento dos Órgãos Colegiados Superiores da UFSJ (CONSU, CONEP e CONDI); missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); e responsabilidade social compõem os quadros dos questionários.

Os técnicos administrativos vão avaliar também a atuação das chefias imediatas e, bem como os docentes, a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores. Os alunos da graduação presencial, da EAD e da pós-graduação respondem sobre serviços administrativos e pedagógicos, a exemplo do que o SIGAA e a Dicon (do campus em que estuda) oferecem.

Acesse www.campusvirtual.ufsj.edu.br/ufsj/cpa para conferir todos os itens e deixar sua avaliação. Esse é o momento de verificar, em dados, o atual funcionamento da instituição e direcionar os objetivos almejados para garantir uma Universidade mais justa, inclusiva e de qualidade.

Greycyelly Miranda
Estagiária ASCOM