Colégio Eleitoral define lista tríplice

Publicada em 11/12/2023

Os nomes dos professores Marcelo Andrade Pereira, Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro e Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo, nesta ordem, vão compor a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para a nomeação do próximo reitor da UFSJ, mandato 2024-2028.

A definição se deu por votação aberta durante reunião presencial do Colégio Eleitoral da UFSJ, realizada nesta segunda-feira, 11, no Teatro do Campus Santo Antônio. O resultado confirma o que foi expresso na consulta à comunidade acadêmica, que elegeu, no mês passado, os professores Marcelo e Rosy.

Reunião
O Colégio Eleitoral reúne os membros das principais instâncias colegiadas da UFSJ: os Conselhos Universitário (CONSU); de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP) e Diretor (CONDI). A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho Universitário, professor Marcelo Andrade, que, ao anunciar o terceiro item da pauta, a composição da lista tríplice, passou a condução dos trabalhos ao presidente da Comissão que realiza o processo de consulta à comunidade, Francisco Eduardo de Paula.

Francisco destacou a importância do momento e explicou algumas normas daquela reunião, como a palavra aberta apenas aos conselheiros presentes e que, após duas desistências, os candidatos cujas candidaturas foram homologadas e que participariam daquela escolha seriam Marcelo, Jaqueline e Rosy.

Após a discussão entre membros dos Conselhos Superiores, foi realizada a votação de forma aberta; cada conselheiro presente declarou seu voto de forma oral. Ao final do processo de votação, o resultado foi o seguinte:
Marcelo Andrade: 43 votos
Rosy Maciel: 11 votos
Jaqueline de Grammont: 01 voto
Abstenções: 02 votos
Número de conselheiros ausentes a essa reunião: 15

“Tempo de paz”
Após o resultado, o reitor Marcelo agradeceu a confiança da comunidade, às chapas concorrentes e falou sobre o momento da UFSJ. “É tempo de paz. Passamos quatro anos num verdadeiro inferno, devido aos cortes orçamentários e às pressões que a Universidade sofreu. Agora, precisamos cada vez mais uns dos outros.” A professora Rosy também agradeceu aos conselheiros pelos votos recebidos e por “entenderem que o mais importante é a UFSJ.”