"Um local adequado, com conforto e disponibilidade": os novos laboratórios de informática do CAP

Publicada em 12/12/2023

O Campus Alto Paraopeba (CAP) tem um novo laboratório de informática. Entregue no final de novembro pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), fica na sala 108 do Bloco 5, Prédio principal do Campus, para uso público.

Esse laboratório conta com 25 novas máquinas, equipadas com softwares básicos, Libreoffice e acesso à internet, já agendada a instalação do Autodesk nas próximas semanas. O espaço está aberto para uso dos estudantes durante o período de funcionamento do Campus, observadas as normas vigentes, podendo ser agendado para uso em eventos.

Segundo o diretor do NTInf, Rodrigo de Carvalho Santos, o laboratório foi totalmente remodelado para atender às demandas da comunidade universitária, com máquinas potentes e novos suportes tecnológicos.

Isso garante, de acordo com o técnico do NTInf no CAP, Alexandre Rodrigues Pereira, um local adequado, com conforto e disponibilidade para o discente realizar trabalhos e aprimorar seus estudos, com todos os softwares utilizados em cada uma das cinco graduações oferecidas no Alto Paraopeba.

Os outros laboratórios de ensino do CAP também foram revitalizados, com a compra de 75 placas SSD para substituição dos HDs antigos, garantindo mais eficiência dos computadores.

Além do investimento em novas máquinas, a UFSJ também está trabalhando para melhorar a velocidade e a estabilidade das redes de internet da instituição, com a compra de wi-fi em andamento, que atenderá a todos os campi.

Projeto ampliado
Os campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves já passaram por essa reforma. São 11 espaços de estudo e pesquisa dedicados aos alunos, também com novas máquinas e renovação da estrutura. Foram mais de 100 computadores adquiridos, garantindo segurança, eficácia e conforto aos estudantes.

Gabriella Canuto
Estagiária ASREC