Artigo da UFSJ é publicado e premiado no exterior

Publicada em 12/12/2023

Os efeitos do exercício resistido progressivo no sistema cardiorrespiratório de ratos com Doença de Parkinson, publicado recentemente no renomado periódico “International Journal of Environmental Research and Public Health”, recebeu premiação durante a 12ª Conferência Internacional sobre Parkinson e Distúrbio do Movimento. A pesquisa foi considerada a melhor apresentação oral do evento, promovido pela UNESCO e pela comunidade internacional de Parkinson.

O artigo foi escrito por uma equipe de pesquisadores ligados ao Programa de Ciências Morfofuncionais da UFSJ e apresentado virtualmente pela professora Laila Cristina Moreira Damázio e pela mestre do mesmo Programa, Graziele Mayra Santos Moreira.

O estudo demonstrou que os exercícios físicos resistidos progressivos são benéficos nas complicações cardiorrespiratórias e no tratamento do sistema cardiorrespiratório de ratos com Doença de Parkinson. O exercício resistido é um tipo de exercício que aumenta a força dos músculos com o levantamento de pesos ou o uso de faixas elásticas.

Segundo a professora Laila, essa premiação foi importante para quem realiza pesquisas na área de Neurociências. “O estudo demonstra que estamos no caminho certo para pesquisas que possibilitem investigar mecanismos de prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas como a Doença de Parkinson.

Autores e colaboradores
Graziele Mayra Santos Moreira e Silvana Venâncio da Silva (autoras principais), Laila Cristina Moreira Damázio e Liliam Midori Ide (orientadoras).

Co-autores e colaboradores: Augusto Targino Silveira, Isabella Giordano Mesquita, Luana Aparecida de Sousa Silva, Luan Alves Pereira, Ana Clara Silva Costa, Ismael Augusto Lima Santos, Maria Eduarda Paiva Campos, Luna Sara Campos Vaz, Zenaide Alves Cardoso, José Victor Ribeiro Silva Gomes, Paulo Henrique Almeida Campos Júnior