Trem Ki Voa Micro na Competição SAE Brasil Aerodesign 2023

Publicada em 15/12/2023

A equipe Trem Ki Voa participou, na categoria Micro, da 25º edição da Competição SAE Brasil Aerodesign 2023. A equipe da UFSJ, que possui um histórico de vitórias na disputa, não subiu ao pódio, mas recebeu Menção Honrosa de Melhor Projeto. O evento foi realizado no início de novembro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

De acordo com um dos capitães da Trem Ki Voa Micro, Gabriel Zagui, o título de Melhor Projeto é motivo de orgulho para os membros. "Ficamos muito felizes com a vitória na competição de projeto! Mesmo com a equipe não possuindo membros do curso de engenharia aeronáutica, temos muito orgulho que o nosso projeto tenha se destacado em meio a diversas equipes com membros mais focados na área aeroespacial."

Expectativas para o futuro
Apesar de não ter conquistado nenhum troféu esse ano, a equipe espera usar essa ocasião para aprender e melhorar. Gabriel Zagui expressou suas expectativas para o futuro. "A equipe sempre busca melhorar em diversos aspectos todos os anos, é normal que ocorram erros ao longo do projeto, afinal nosso principal objetivo é o aprendizado. Acredito que com os ensinamentos que tivemos nesse ano, as próximas gestões da TKVm vem em uma crescente. Pessoalmente, tenho bastante otimismo para as próximas competições."

A competição
Realizada pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a competição de Aerodesign tem como principal objetivo promover a difusão e a troca de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica por meio de aplicações práticas e da disputa entre equipes, que são desafiadas a projetar aeronaves radiocontroladas com base em um conjunto de regras estabelecidas previamente.

A competição é composta por 3 classes - Micro, Regular e Advanced -, e as aeronaves de cada uma devem ser capazes de realizar missões a elas designadas. As equipes da classe Micro têm que concluir algumas etapas: análise de regulamento, entrega de relatório e de plantas técnicas, entrega de um vídeo de voo, apresentação oral e a competição propriamente dita. Este ano, a missão dessa classe era projetar e fabricar uma aeronave, montável e desmontável, que decolasse de uma mesa de 4,2 metros de comprimento, em um curto período de tempo e alocada numa caixa de até 36 litros.

Grandes empresas como Azul, Boeing, General Eletric, Rolls Royce e Liebher patrocinam o evento, que atrai milhares de estudantes de várias universidades do país, como USP, UFMG, ITA e UFSC.

Equipe
Atualmente, a equipe da Trem Ki Voa Micro conta com, aproximadamente, 37 membros dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e de produção e ciências da computação, divididos em 9 setores: Aerodinâmica, Capitania, Cargas e Aeroelasticidade, Desempenho, Engenharia de Produção, Estabilidade e Controle, Estruturas e Ensaios Estruturais, Projeto Elétrico e Safety Assessment e Simulação e CAD. O trabalho é coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF), Cláudio Pellegrini.

Vantagens de fazer parte de uma equipe de competição
As atividades desenvolvidas pelos alunos no projeto são ímpares e aprimoram sua vivência acadêmica. Gabriel Zagui confirma que a experiência é uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um ambiente prático e competitivo. "Pessoalmente foi muito gratificante poder dedicar o meu terceiro ano de equipe como capitão, tive a oportunidade de aprender e praticar diversas habilidades importantes, como liderança, gestão de pessoas, comunicação, proatividade, gestão de projeto, etc. [...] Os projetos de extensão são uma experiência única na graduação de um engenheiro, pois podemos passar por diversas experiências que só aconteceriam se estivéssemos atuando no mercado de trabalho, formando um profissional mais preparado e qualificado."

Luisa de Lucena
Estagiária ASREC