Egresso e professora do CCO são premiados pela Academia de Ciências Farmacêuticas

Publicada em 15/12/2023

O egresso de Farmácia da UFSJ, William Gustavo de Lima, e a professora do CCO/UFSJ, Magna Cristina Paiva, foram agraciados com a menção honrosa do prêmio Pio Corrêa da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, na categoria Revelação, durante o III Seminário de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA). O evento aconteceu no dia 5 deste mês, em São Paulo.

O prêmio, de âmbito nacional, reconhece trabalhos relacionados ao potencial biológico da biodiversidade brasileira desenvolvidos em todo o país.

O trabalho premiado é intitulado “Um análogo sintético curto do peptídeo LyeTx I, isolado da peçonha da Aranha-Lobo (Lycosa erythrognatha), mostra potencial para tratar pneumonia causada por Acinetobacter baumannii resistente aos carbapenêmicos sem resistência detectável”. O objetivo é desenvolver um novo antibiótico contra as chamadas superbactérias, que já causam mais de 1 milhão de mortes anualmente.

O estudo multicêntrico envolveu UFSJ, UFMG, Funed, Faculdade Santa Casa de BH e FHEMIG. Os pesquisadores sintetizaram um novo peptídeo inspirado em um composto presente no veneno da aranha brasileira Lycosa erythrognatha, que mostrou promissora atividade antibacteriana no tratamento de pneumonia induzida por uma das bactérias multirresistentes mais letais.