Saiba como foi o 12° Fala Ciência!

Publicada em 05/01/2024

O Fala Ciência!, realização da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), voltou em formato híbrido, após quatro anos de encontros virtuais. A 12ª edição manteve jornalistas, cientistas, professores, divulgadores e entusiastas da comunicação pública da Ciência como público-alvo. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Fala Ciência! no YouTube, direto do auditório da FAPEMIG, em Belo Horizonte.

A abertura foi conduzida pela coordenação da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), formada hoje por Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Maria José Nogueira, da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG); Samantha Mapa, da Fundação Christiano Ottoni (FCO); e Silvio Bento, da Fiocruz Minas.

“A gente vem de quatro anos de formato on-line e dessa vez decidimos pelo formato híbrido, buscando a possibilidade de trazer de volta algumas atividades presenciais, mas sem perder a conexão com as redes”, comenta Samantha. Para Maria José Nogueira, o Fala Ciência! é uma oportunidade criada pela Rede que permite a troca democrática de saberes e experiências no âmbito da comunicação pública da Ciência.

Num primeiro momento, foram apresentados os resultados do Formulário Diagnóstico RMCC 2023. A pesquisa analisou o perfil dos integrantes da Rede, trazendo informações como gênero, cor, instituição pertencente, distribuição geográfica, formação, perspectivas para as próximas ações, temáticas a serem pautadas e principais avanços consolidados. “Esse diagnóstico é o início. Temos algumas etapas para vencer em 2024 em termos de integração e este é um passo inicial para repensar a forma de atuação da Rede”, afirmou Samantha.

Na edição de número 12, a RMCC conheceu seus novos participantes – a equipe da Universidade Federal de Itajubá e nomes do Instituto Sua Ciência (ISC), envolvidos no Projeto Uai, Me Conta! A subcoordenadora, Juliana Fedoce, ministrou a palestra Quem paga pela comunicação pública da Ciência?, quando explicou a história e atuação do ISC, seus objetivos e resultados preliminares do projeto.

A professora e estrategista de marca, Ana Carolina Souza, falou sobre transmídia e as possibilidades de aplicação na prática para a divulgação científica. Em sua participação, Ana deu exemplos de divulgadores científicos que já utilizam a estratégia transmidiática no planejamento de conteúdo e orientou sobre como utilizá-la de maneira envolvente, expansiva e interessante, além de citar ferramentas possíveis.

Rede Mineira de Comunicação da Ciência
Idealizada em 2014, com apoio da FAPEMIG, a RMCC foi criada com o objetivo de agrupar e fortalecer instituições mineiras na missão de promover a divulgação científica no Estado. Hoje, congrega mais de 20 instituições e desenvolve iniciativas que visam publicitar os avanços da Ciência, Tecnologia, Inovação, e promover estudos e buscar a constante especialização da comunidade de divulgadores científicos.

A Rede está envolvida na realização de projetos como o evento internacional Pint of Science, Comunica Ciência: encontro mineiro de pesquisadores e jornalistas (UFU), e a Ciência que Fazemos, da UFJF.

O Fala Ciência! é um evento anual e já contou com a participação de importantes nomes da divulgação científica do país, como Átila Iamarino, Sabine Righetti, Natália Pasternak, Reinaldo Lopes, Yurij Castelfranchi, Germana Barata, Natasha Felizi e Bernardo Esteves. Edições anteriores do curso também estão disponíveis no YouTube.

Leia também: Projeto propõe rede de divulgação científica em MG.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da FAPEMIG.
A foto foi feita pela Samantha Mapa