Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste sedia primeira imersão das "Futuras Cientistas"

Publicada em 05/01/2024

Durante o mês de janeiro, 470 alunas e professoras de redes públicas estaduais de todo o Brasil participam de mais de uma centena de projetos de trabalho desenvolvidos em centros de pesquisa e instituições parceiras contempladas. A Imersão Científica 2024 das Futuras Cientistas, programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), vem aproximar meninas e mulheres das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A agenda é intensa: segue até dia 31, incluindo vivência em laboratórios e uma série de palestras sobre temas relacionados à Ciência e Tecnologia, sem esquecer o debate sobre o papel político das mulheres nas transformações sociais. Biotecnologia, linguagens de programação, cosmética, preparação de células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e lastro de fake news na Ciência são algumas das temáticas sobre as quais as jovens cientistas se debruçarão.

O CNPq financia auxílio mensal no valor de R$ 600, além de kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho. As atividades são realizadas em conformidade com as metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas em favor da igualdade de gênero (ODS 5), bem como da missão institucional do CETENE, de promoção ao acesso e à popularização da Ciência no Nordeste e no Brasil.

Perfis
Das 470 vagas disponibilizadas para a Imersão Científica 2024, 10% são destinadas a pessoas com deficiência. As jovens selecionadas são alunas do 2º ano do Ensino Médio de redes públicas estaduais. Nesse grupo, 160 vagas foram para alunas matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. As professoras selecionadas, também do Ensino Médio de redes públicas estaduais, ocupam as 150 vagas restantes.

Etapas
A Imersão Científica é o primeiro módulo do Futuras Cientistas. Ao longo do ano, o programa se volta para etapas de banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mentoria e estágios supervisionados. A cerimônia de abertura da primeira etapa de imersão, realizada nesta quinta, 4, está gravada no YouTube.

Futuras Cientistas
Criado em 2012, o Futuras Cientistas passa a ter alcance nacional em 2023, após uma década de atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Estima-se que 70% das participantes são aprovadas no vestibular e, desse grupo, 80% escolhem áreas de Ciência e Tecnologia. Pelo trabalho desenvolvido, o programa foi agraciado em 2022 com o Prêmio LED – Luz na Educação, da Fundação Roberto Marinho.

Com apoio do CNPq, o programa possui núcleos de trabalho em todos os 26 estados brasileiros, e no Distrito Federal, com base do CETENE e de outras unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CETENE.
A foto é de Ayrton Garcia