Você ainda pode se inscrever em Violino

Publicada em 23/01/2024

Até quinta, 25, você pode se inscrever para o processo seletivo da licenciatura em Música na UFSJ, que oferece 40 vagas em 14 habilitações.

Hoje, conversamos com a professora Sofia Leandro, para conhecer melhor a ênfase em Violino. O foco do curso é a formação de professores de Música, porém “o grande diferencial do curso da UFSJ é que oferece ao aluno a oportunidade de continuar se especializando no instrumento, se assim desejar, ingressando na respectiva ênfase.”

O aluno das ênfases em instrumento, como é o caso dos alunos de Violino, têm aulas individuais de instrumento ao longo de todo o curso, encerrando com um recital de formatura.

Outras experiências durante o curso, como detalha Sofia, são as aulas de prática musical em conjunto, oficinas de performance, e oportunidades de integrar grandes grupos instrumentais, como a orquestra, o projeto In Concert, ou a UFS Jazz Band.

Sofia coordena um dos projetos de extensão da Música, o Pequenos Grandes Violinistas, em parceria com uma colega do Departamento de Ciências da Educação. O projeto oferece aulas coletivas de violino para crianças, diferenciando-se de outras propostas da região por acolher alunos muito pequenos, a partir dos três anos.

“Os professores do Pequenos Grandes Violinistas são geralmente alunos da ênfase em violino, porque é um objetivo do projeto dar esse campo de formação ao futuro professor. Alunos de outras ênfases têm aderido como voluntários, proporcionando uma troca muito rica”, destaca.

É bem verdade que o caminho do aluno da Música não será dos mais fáceis. “O curso é exigente por esse seu caráter híbrido, formador de performers e educadores, mas, superadas as dificuldades relacionadas com a carga horária mais pesada do que a de outros cursos, o aluno sai mais preparado para enfrentar diferentes desafios da carreira.”

O edital do Processo Seletivo Especial 2024/1, para admissão ao curso de Música da UFSJ, está disponível para consulta neste link.

Para saber mais sobre essa graduação tão própria da UFSJ, inclusive sobre a prova de habilidades específicas, acesse o Instagram. Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo e-mail copeve@ufsj.edu.br.