UFSJ é contemplada com recursos da Capes para projetos de pesquisa em interface com a extensão

Publicada em 26/01/2024

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, divulgou o resultado do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG). A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) conquistaram recursos com o projeto Implementação de ações de extensão no âmbito da pós-graduação para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O valor de R$ 430.000,00 será utilizado para execução de 16 subprojetos de pesquisa que possuem interface com a extensão. Espera-se, com a execução da proposta, reduzir as lacunas existentes na implementação desses objetivos da ONU, estabelecer e fortalecer parcerias com instituições e sociedade civil e ampliar o reconhecimento da UFSJ pela comunidade na qual está inserida e pela comunidade internacional.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Chico Brinati, a proposta da UFSJ valoriza a interdisciplinaridade, proporcionando o diálogo entre os variados campi e os seus programas de pós-graduação. Para ele, o incentivo é um apoio fundamental para a formação dos estudantes e a transformação das nossas comunidades, um primeiro e fundamental passo para consolidar o ProExt. Após sete anos, a volta do ProExt, via edital de orçamento complementar do Governo, é uma conquista da extensão universitária brasileira. “A aprovação do recurso vai possibilitar melhorias nas condições de trabalho das equipes dos projetos e programas da UFSJ em interface com a pesquisa, mas continuaremos batalhando para que sejam lançados novos editais para atender a todos os interessados em realizar ações de extensão, não apenas aos que estão vinculados a um programa de pós-graduação”, destaca Chico.

Para André Baldoni, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, “a execução dessa proposta é mais uma grande oportunidade de fortalecimento da relação existente entre Universidade e sociedade, no sentido de dirimir lacunas sociais existentes e contribuir com o desenvolvimento científico do país.”