Câmara aprova doação de terreno do CTAN para a UFSJ

Publicada em 16/03/2024

Uma ótima notícia para a UFSJ: a Câmara Municipal de São João del-Rei aprovou, em primeira votação, a doação do Campus Tancredo Neves (CTAN) pela Prefeitura de São João del-Rei para a Universidade. Trata-se do Projeto 7999, do Executivo Municipal, que repassa, em definitivo para a União, o imóvel e benfeitorias, terreno conhecido como Chácara do Firmo, num total aproximado de 859 mil metros quadrados, onde hoje funciona um dos maiores campus da UFSJ. Anteriormente, o terreno estava cedido em regime de comodato. A votação em segundo turno acontece na próxima terça-feira, 20, mas deve repetir o primeiro turno, quando foi aprovado por unanimidade.

A doação aconteceu depois de uma longa articulação que envolveu o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), a Prefeitura de São João del-Rei e a atual Reitoria. Também foi importante a sensibilidade dos vereadores, em especial Lívia Guimarães e Rogério Bosco, ambos do Partido dos Trabalhadores, que presidiram as comissões pelas quais tramitou o projeto. Bosco foi o relator na Câmara que deu o voto favorável. Em seu parecer disse: “Não tive a chance de ter um diploma superior, mas hoje passo junto com todos que estão aqui a fazer parte da história da UFSJ, essa importante instituição, reafirmando sua importância com a doação do CTAN.”

O reitor Marcelo Andrade fez questão de agradecer à iniciativa do prefeito Nivaldo Andrade (UB) e a todos os vereadores de São João del-Rei, uma vez que o projeto foi aprovado por unanimidade, onde todos reconheceram a importância da doação. “Isso mostra não só o valor que o CTAN e a UFSJ têm para a comunidade, mas também o fato de que, quando o assunto é importante, de interesse e bem comum, não importa a legenda dos agentes públicos, mas o interesse da comunidade”, ressaltou. Ele relembra que a doação “era um sonho histórico da comunidade universitária. Desde o início do nosso mandato, temos mantido contato com as autoridades no sentido de que a doação fosse viabilizada”, esclareceu.

Sonho e trabalho em conjunto
O deputado federal Reginaldo Lopes, um dos entusiastas e articulador da doação, afirmou que esse projeto era um sonho antigo dele também. Economista, formado pela UFSJ, o parlamentar ressaltou que essa doação “reveste-se não só do caráter efetivo da posse de um bem imóvel, significa muito mais: é priorizar o ensino público, a educação como bem prioritário da população. Nós sabemos a importância da UFSJ para toda a região e o CTAN é um campus muito importante também do ponto de vista do desenvolvimento econômico e social”, ressaltou.

A vereadora Lívia Guimarães e o vereador Rogério Bosco fizeram coro à fala do deputado. “Eu sou ex-aluna da UFSJ, me formei na primeira turma do curso de Jornalismo da instituição. O primeiro período da graduação foi feito no Campus Dom Bosco e já no segundo eu vi 'brotar do chão' os prédios no Campus Tancredo Neves. E foi assim com outros cursos da Universidade. E só quem tem a ganhar é o município de São João del-Rei", cita a vereadora, mencionando o Reuni, projeto implementado em 2009. Bosco acrescentou que o ato assegura à UFSJ a possibilidade de planejamento a longo prazo, para que mais alunos possam ser atendidos pela UFSJ, que é uma das referências em Minas e no país”, concluiu.

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Institucionais e Corporativas