"A decisão de apoiar o movimento em favor da proposta de reestruturação do PCCTAE reflete o compromisso com esses profissionais"

Publicada em 18/03/2024

A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) vem a público manifestar seu apoio aos (às) Técnicos(as)-Administrativos em Educação (TAEs). Uma luta legítima em busca da recomposição salarial e reestruturação da carreira, pontos fulcrais que nos remetem a uma estrutura mais ampla que é, na verdade, a luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade, fundamental para a construção de um país e uma nação melhores, com mais justiça social e igualdade de oportunidades para todos.

Reconhecemos e valorizamos o papel essencial desempenhado por esses profissionais no funcionamento das instituições de ensino superior. Suas atribuições são vastas e suas responsabilidades imensuráveis, contribuindo diretamente para o avanço do ensino, da pesquisa e da extensão. No entanto, é lamentável que esses profissionais recebam salários muito aquém do que merecem entre os servidores do poder Executivo Federal, sem perspectiva de modificação desse quadro.

A decisão de apoiar o movimento em favor da proposta de reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) reflete o compromisso da UFSJ com a valorização e reconhecimento desses profissionais. Desde 2020, temos feito pleitos junto às autoridades competentes não só em defesa da melhoria de salários e condições de trabalho dos TAEs, mas também da abertura de novas vagas para a UFSJ, que figura como uma das piores instituições federais de ensino quando se trata da relação técnico-aluno.

Entendemos que a greve é um instrumento legítimo de luta e reconhecemos os motivos que levaram à sua deflagração. É injusto que, enquanto desempenham um papel crucial nas universidades, os técnicos administrativos enfrentem condições de trabalho precárias e uma remuneração inadequada. É urgente e necessário que suas demandas sejam atendidas pelo Governo Federal.