UFSJ é a 5ª melhor em Minas no ranking de patentes do INPI

Publicada em 25/04/2024

A UFSJ subiu para a 37ª posição do ranking geral de depósitos de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2023. Atualmente, é a 25ª instituição de ensino superior melhor colocada no país, e a 5ª em Minas Gerais. Em 2022, estávamos na 49ª posição do ranking nacional.

A propriedade intelectual é um importante ativo e indicador de inovação, sendo um importante passo para que um produto ou processo possa chegar até a sociedade e trazer melhor qualidade de vida, além de tributos.

O coordenador do Setor de Inovação e Propriedade Intelectual (SEIPI), Antônio Henrique Polastri, avalia a classificação de 2023. “Foi com grande satisfação que recebemos a notícia do posicionamento da UFSJ no ranking de instituições depositantes de patentes brasileiras. Isso demonstra que a UFSJ mantém sua política de proteção dos resultados de suas pesquisas com potencial para geração de inovação tecnológica e que o Setor vem cumprindo seu papel com eficiência.”

Para o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social da UFSJ (NETEC), professor Paulo Afonso Granjeiro, esse resultado é fruto da eficiência do SEIPI, com uma experiência de mais de 15 anos em propriedade intelectual (e também a presença de uma bolsista Fapemig), aliada ao protagonismo dos pesquisadores, que têm percebido a importância da proteção do conhecimento como fator fundamental para a inovação e a geração de indicadores. “O alinhamento da pesquisa com a inovação é uma das estratégias para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, para o qual as Universidades vêm contribuindo.”

A perspectiva, de acordo com Paulo Granjeiro, é a oferta, no decorrer de 2024, de capacitações sobre propriedade intelectual à comunidade acadêmica, geridas pelo NETEC e pelo SEIPI. “Sabemos que a inovação ainda passa por desafios no Brasil, mas acreditamos no potencial de nosso corpo docente para melhorarmos ainda mais a posição de nossa UFSJ no ranking de depósitos de patente do INPI”, declara.

Para saber mais
Governo de Minas lança o maior programa de inovação aberta para o setor público da América Latina: http://www.fapemig.br/pt/noticias/1119/
“Assim como em anos anteriores, instituições de ensino superior públicas têm lugar de destaque no ranking, ocupando 15 posições entre os 20 primeiros colocados.” https://revistapesquisa.fapesp.br/inpi-revela-os-campeoes-de-inovacao-em-2023/