É tempo de solidariedade e união

Publicada em 04/05/2024

A Universidade Federal de São João del-Rei vem expressar sua solidariedade à população do Rio Grande do Sul em meio à devastação, dor e desolação que assolam o Estado diante de sua pior tragédia climática desde 1941. Mortos, desaparecidos e desabrigados se avolumam a cada dia num cenário que assola a esperança e desafia todos os esforços que vêm sendo feitos.

Neste momento de destruição, perdas, angústia e desespero, expressamos nossas mais profundas condolências às famílias enlutadas e nossa solidariedade aos sobreviventes, que enfrentam dias de dor e desafios imensuráveis. Que a luz da esperança possa atravessar as sombras, guiando-nos para um futuro de reconstrução, paz e resiliência.

É necessário que nos comprometamos a enfrentar as causas profundas das crises climáticas, promovendo uma ecologia integral que proteja todas as formas de vida. Devemos agir no sentido de mitigar os impactos das mudanças climáticas e garantir que comunidades vulneráveis recebam o apoio necessário para reconstruir suas vidas, com urgência e dignidade.

Convocamos nossa comunidade universitária, e também a comunidade externa, ao esforço de solidariedade, demonstrando espírito de compaixão e amor ao próximo. Nesse momento, mais do que nunca, precisamos oferecer conforto e ajuda aos necessitados, não só do ponto de vista material mas também na crença de que as adversidades serão superadas.

À quem quiser ajudar, indicamos entrar em contato com o governo do Rio Grande do Sul, por meio de seu site https://www.estado.rs.gov.br/inicial, onde poderá encontrar as informações necessárias.