Escritora cubana palestra sobre os desafios para uma educação antirracista

Publicada em 08/05/2024

Nesta quinta, 9, às 19h30, na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima (Avenida Leite de Castro, 1.384 – Fábricas), a escritora cubana Zuleica Romay Guerra discute com a comunidade de São João del-Rei As relações raciais em Cuba: antecedentes, complexidades e desafios para uma educação antirracista.

O evento faz parte de um movimento de reflexão sobre o Dia da Abolição dos Escravizados, o 13 de maio no Brasil. Esse encontro é promovido pela Comissão de Heteroidentificação da UFSJ e pelo Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação (GEPEducom). A entrada é franca.

Estarão presentes o reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade, que vai compor a mesa de abertura, juntamente com o presidente da Comissão de Heteroidentificação da UFSJ, Vitor Domingos dos Santos; a líder do GEPEducom e organizadora do evento, professora Filomena Bomfim (DCOMS); e o diretor da escola anfitriã.

“Essa é uma importante oportunidade para debatermos, enquanto comunidade, as questões raciais no contexto escolar e como superar os desafios impostos pelas complexidades que permeiam o tema”, destaca a professora Filomena Bomfim.

Zuleica Guerra
A palestrante cubana é ativista e membro do Movimento Antirrascista em seu país. Sua proposta para esse debate é discorrer sobre como a comunidade escolar pode tratar questões raciais com seus alunos por meio da Literatura.

Em 2012, a escritora recebeu o Prêmio Extraordinário de Estudos sobre a Presença Negra nas Américas e no Caribe Contemporâneos, na edição 53 do prestigioso Prémio Casa de Las Américas, pela pesquisa Elogio de la Altea o las paradojas de la racionalidad.

Zuleica também é autora do livro Cepos de la memoria: marca da escravidão no imaginário social cubano, ganhador do Prémio Anual da Academia Cubana de la Lengua, em 2016. Ela assina diversos artigos sobre questões raciais em Cuba.

Roda de conversa
Na sexta, 10, às 19h, Zuleica participa de roda de conversa, na Galeria ADRO, com mediação do professor Marcos Roberto do Nascimento (PUC-MG), igualmente interessado na literatura antirracista.

Texto: Gabriella Canuto (ASREC)
Edição de imagem: Mariana Agreste (ASCOM)